05/05/2021 às 14h25min - Atualizada em 05/05/2021 às 14h25min

De janelas fechadas: trecho da rua Boehmerwald está tomado pela poeira

Morador conta sobre a situação precária da rua

Beatriz Kina
Foto: Alessandro Rosa
Um trecho da rua Boehmerwald que abriga a Subestação Joinville Paranaguamirim tem obrigado os moradores a permanecerem com as janelas fechadas. Em tempo seco, há muito pó, e quando chove, há lama e formação de buracos. Além disso, quando a manutenção não é feita, o mato também toma conta da via.

Alessandro Rosa é morador do bairro Paranaguamirim e falou sobre o cenário da região. “Só o fato de ter ali uma Subestação, eu acho que ela (a rua) não poderia estar abandonada daquele jeito”, opinou. “Por incrível que pareça, esta semana vieram cortar um pouco do mato. É raro fazerem isso.”

Rosa contou que, no ano passado, houve um mutirão e os moradores foram até a prefeitura para entender a situação da rua. Segundo ele, aquele trecho constava como asfaltado. “Eu sei que de uns tempos para cá foram investigar de volta e agora não consta mais como asfaltado.”

Os moradores pedem que a situação seja resolvida já que, além dos moradores locais, existem ônibus especiais que cortam caminho por ali. “Para não pegar o sinaleiro da [rua] 6 de janeiro, eles entram ali nessa rua Boehmerwald, na lateral da rua Monsenhor Gercino”, explicou Alessandro. 

“Quando não é poeira, é lama. Quando não é lama, é poeira. A casa fica o dia inteiro fechada”, contou o morador. 




Em resposta ao Agora Joinville, a Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville (Seinfra), por meio do Departamento de Pavimentação e da Subprefeitura Sul, informou que “não há previsão de pavimentação na rua Boehmerwald, no trecho próximo à Subestação Joinville Paranaguamirim e a rua Monsenhor Gercino”. 

“No entanto, as equipes mantêm as manutenções rotineiras necessárias para minimizar os problemas como poeira e lama.” Como medida, a prefeitura disse que faz o patrolamento e a colocação de saibro na via.

A prefeitura ainda informou que na última semana a equipe da Subprefeitura Sudeste esteve no local para fazer a limpeza das valas e roçada às margens da rua.

“Em relação ao pó excessivo, em períodos mais secos, os moradores da região podem acionar as equipes das Subprefeituras Sudeste ou Sul, que irão avaliar a possibilidade da passagem de um caminhão pipa para umedecer o solo e reduzir a poeira”, escreveram.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

91.7%
4.2%
4.2%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp