04/05/2021 às 14h01min - Atualizada em 04/05/2021 às 14h01min

No mês de abril, 25 animais são encontrados mortos no litoral norte de SC

Aves e tartarugas são a maioria dos resgatados

Redação Agora Joinville
Apenas no mês de abril, 35 animais foram encontrados e resgatados nas praias do litoral norte de Santa Catarina. Desse total, 25 foram encontrados mortos. O número é mais baixo em relação ao mês de março, quando 44 animais foram registrados, sendo 26 encontrados mortos e 18 vivos. Em abril foram apenas 10 vivos).

Segundo os dados divulgados pelo Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) / Bacia Santos, 19 ocorrências (14 mortos e 5 vivos) foram registradas durante o monitoramento diário das praias e 16 (11 mortos e 5 vivos) via acionamentos. O monitoramento inclui os municípios de Itapoá, Araquari, Barra do Sul e São Francisco do Sul. Quase metade dos resgates ocorreram no município de Balneário Barra do Sul.


Foto: Divulgação/ PMP

As aves e as tartarugas marinhas correspondem a mais de 90% dos registros. Foram registradas 17 tartarugas-marinhas, sendo 16 tartarugas-verdes e 1 tartaruga-cabeçuda.

A gaivota foi a espécie mais abundante (3 animais vivos e 3 animais mortos) entre as aves. Três aves que estavam em tratamento na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille foram transferidas para reabilitação, na R3 Animal, em Florianópolis.

No caso dos mamíferos, foram encontradas duas toninhas e um golfinho.


Foto: Divulgação/ PMP

O projeto

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A Univille monitora o Trecho 05, que compreende os municípios de Araquari, Barra do Sul, São Francisco do Sul e Itapoá.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

91.9%
5.4%
2.7%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp