08/07/2024 às 14h49min - Atualizada em 09/07/2024 às 00h00min
Programa de Urbanidade no Norte da Ilha avança com tecnologia de reconhecimento facial
Programa é um grande passo na gestão de riscos territoriais
MIRIAN MORFIM DA SILVA
http://www.urbaniinews.com.br
Arquivo/Urbanii Em junho, o Programa de Urbanidade no Norte da Ilha deu um grande passo na gestão de riscos territoriais ao homologar um sistema avançado de reconhecimento facial. Este avanço complementa o já conhecido e bem-sucedido cerco eletrônico, uma tecnologia que envia a placa de veículos para os sistemas das autoridades, auxiliando na captura de criminosos.
A tecnologia consiste em totens e câmeras espalhados pelo bairro, todos conectados ao Programa de Urbanidade, agora equipados com captura e comparação de faces. O sistema funciona de forma simples e eficaz: se uma pessoa desaparecida ou com mandado de prisão em aberto passar por uma dessas câmeras, um alerta é enviado imediatamente à polícia. Essa iniciativa tem parceria com as forças de segurança, garantindo que as imagens sejam enviadas diretamente à polícia, agilizando o processo de resposta e ação.
O projeto é coordenado pela Urbanii e Zanardo Soluções Inteligentes e conta com a parceria da Intelbras. Já o patrocínio vem das empresas conveniadas, além do apoio de clientes e colaboradores do Programa de Urbanidade Norte da Ilha.
Os objetivos deste sistema são ambiciosos e visam aumentar significativamente a segurança e a eficiência na gestão urbana. Entre os principais objetivos estão identificar pessoas desaparecidas, mesmo após anos; a localização de foragidos da justiça, aumentando a eficácia na captura de criminosos; a garantia das medidas protetivas, com o monitoramento de indivíduos; a melhoria da mobilidade urbana, através do controle estatístico do fluxo de pessoas; e a contribuição para a segurança, reduzindo atos criminosos por meio de monitoramento constante.
Os benefícios adicionais incluem a contagem de quantas pessoas entram no perímetro, a identificação do número de homens, mulheres e crianças, e um controle único de pessoas.
Sobre a Lei LGPD
Quanto à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), conforme o Artigo 7, a administração pública está autorizada a utilizar esses dados para a execução de políticas públicas previstas em lei. O Programa de Urbanidade está comprometido em cooperar com as autoridades para garantir a segurança e a liberdade de todos os cidadãos.
Informações à Imprensa
Mirian Morfim da Silva | @mirianmorfim
Impulse Estratégico Comunicação
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MIRIAN MORFIM DA SILVA
[email protected]