15/05/2024 às 16h07min - Atualizada em 17/05/2024 às 04h00min

Frio chegando! Alimentação, saúde e imunidade

Por Mariana Duarte Cardoso, nutricionista e coordenadora acadêmica da Faculdade Anhanguera de Joinville 

DEIWERSON DAMASCENO
Divulgação

A partir da chegada dos dias mais amenos e das temperaturas mais frias devido à proximidade do inverno, ficamos mais suscetíveis a doenças por uma série de razões. Além das condições climáticas, o comportamento humano, que muda radicalmente, está totalmente relacionado a esse problema.  

Como exemplo, em dias temperaturas mais baixas, as pessoas tendem a se exercitar menos, passar mais tempo em ambientes fechados e ter contato mais próximo com outras pessoas em festas, reuniões e eventos sociais. Isso aumenta o risco de transmissão de doenças infecciosas, por isso a importância de se preocupar cada vez mais em fortalecer o sistema imunológico para resistir a qualquer intempérie. 

Os hábitos alimentares tendem a mudar, as frutas e vegetais frescos, por exemplo, podem ficar menos disponíveis ou menos atrativos nesse período, levando a uma redução no consumo desses alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes que são essenciais para o funcionamento adequado da imunidade. 

Além das frutas e vegetais, que são alimentos ricos em nutrientes, não se pode deixar de lado os grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis, haja vista que esses alimentos auxiliam no combate a infecções. Incluir frutas cítricas, como laranjas, tangerinas e limões na dieta, contribui na obtenção de vitamina C, importante na absorção do ferro, ajuda na saúde cardiovascular e até mesmo ocular. A vitamina C é um poderoso antioxidante que ajuda a proteger os olhos contra danos causados pelos radicais livres.  

Devido ainda a uma menor exposição ao sol, é importante garantir a ingestão adequada de vitamina D, que desempenha um papel crucial na saúde óssea e no sistema imunológico. Alimentos como peixes gordurosos (salmão, sardinha), ovos e cogumelos são boas fontes dessa vitamina. Além, é claro, de aproveitar a luz solar de 15 a 30 minutos por dia, quando possível.  

Os alimentos quentes podem ser muito reconfortantes, aproveite para preparar sopas, caldos, chás e pratos assados que proporcionam conforto e nutrição. Esses alimentos também ajudam a manter o corpo aquecido. Ainda, mesmo nos dias mais frios, a ingestão de água é primordial para a saúde do corpo.  

Portanto, manter uma dieta equilibrada, variada e colorida, que inclua uma ampla variedade de alimentos nutritivos, ajudará na ingestão adequada de todos os nutrientes necessários para manter a saúde e contribuir para uma boa imunidade durante as temperaturas mais amenas. 

Sobre a Anhanguera      

Fundada em 1994, a Anhanguera faz parte da vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho, em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Em 2023, passou a ser a principal marca de ensino superior da Cogna Educação, com o processo de unificação das instituições, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. 
A instituição ampliou seu portfólio, disponibilizando novas opções para cursos Livres; preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos. 
Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 112 unidades próprias e 1.398 polos em todo o país. A instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.   
Acesse o site e o blog para mais informações.    

 

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