15/05/2024 às 13h37min - Atualizada em 17/05/2024 às 04h00min

ABHIC, Sapiens Parque e Fotovoltaica da UFSC buscam parcerias para projetos de hidrogênio

As entidades realizaram, na sexta-feira (10), um workshop no auditório do Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina com o objetivo de buscar parceiros para o projeto de pesquisa e desenvolvimento lançado pela ANEEL

ABHIC
Divulgação ABHIC
A Associação Brasileira de Hidrogênio e Combustíveis Sustentáveis (ABHIC), o Sapiens Parque e o Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (Fotovoltaica/UFSC) realizaram, na sexta-feira (10), um workshop para buscar parcerias para o projeto “Hidrogênio no contexto do setor elétrico brasileiro”, de autoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), referente à chamada de número 023/2024.

A iniciativa trata do cadastramento de projetos apoiados pelo PDI (Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) desenvolvido pela Agência, que contemplem a inserção de sistemas de produção de hidrogênio renovável de forma integrada e sustentável.

O workshop, denominado "Prospecção de Parcerias para Projeto de P&D ANEEL 023/2024”, foi realizado no auditório do laboratório da Fotovoltaica/UFSC, no Sapiens Parque. Além de buscar parcerias para o projeto, o evento promoveu também uma discussão com especialistas sobre as oportunidades emergentes no campo do hidrogênio, especialmente no contexto do projeto.

De acordo com Sérgio Costa, fundador e presidente da ABHIC e um dos participantes do evento, “é essencial unir esforços e conhecimento em prol do desenvolvimento da cadeia de hidrogênio no Brasil. Por meio de eventos como esse, é possível conectar empresas, o poder público e especialistas no tema para buscar viabilizar projetos desse segmento”.
O evento contou com uma programação composta por apresentações que abordaram temas como os desafios e as perceptivas para uma articulação internacional, os aspectos científicos e tecnológicos, além das questões comerciais, legais, e regulatórias do hidrogênio, entre outros assuntos relevantes do setor.

O workshop proporcionou, ainda, uma visita técnica com a visão detalhada das instalações do Laboratório de Hidrogênio Verde do Fotovoltaica/UFSC, oferecendo assim uma oportunidade para os participantes conhecerem suas capacidades e recursos dedicados às iniciativas de pesquisa e desenvolvimento.

O laboratório conta com eletrolisadores para a produção de hidrogênio verde, alimentados pelos sistemas fotovoltaicos integrados na própria edificação que abriga o laboratório. O hidrogênio verde produzido é utilizado para a produção de amônia verde e geração de energia através de células a combustível. Toda a água utilizada no processo é proveniente da água da chuva captada pelo laboratório.

Assim, o prédio do laboratório é por sí só também um equipamento, pois abriga os equipamentos de produção de H2 e NH3 verdes, ao mesmo tempo em que capta nas suas coberturas e fachadas toda a água e a energia elétrica para estes processos energointensivos.

Participaram do workshop, além de Sérgio Augusto Costa, presidente da ABHIC, Eduardo Vieira, presidente do Sapiens Parque, Frederico Taves, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Sapiens Parque e diretor técnico da ABHIC, Karla de Paulo, Diretora Financeira da ABHIC, Juliano Froehner, secretário de Articulação Internacional de Santa Catarina, Ricardo Rüther, professor e coordenador do Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (Fotovoltaica/UFSC), Lucas Nascimento, pesquisador da Fotovoltaica/UFSC, Maíra Mallmann, pesquisadora da Fotovoltaica/UFSC, e João Tanan, diretor de Operações da Cerumar Capital.

Sobre a ABHIC:
A Associação Brasileira de Hidrogênio e Combustíveis Sustentáveis (ABHIC) é uma entidade nacional, sem fins lucrativos, que tem como missão implementar e otimizar as condições de mercado, tecnológicas e regulatórias necessárias para o desenvolvimento do hidrogênio e dos combustíveis sustentáveis no Brasil.

A ABHIC representa não somente as empresas de Hidrogênio Verde, mas também as organizações que atuam com Hidrogênio Cinza, Marrom e Azul, ou seja, as empresas que utilizam hidrogênio produzido a partir de combustíveis fósseis, mas que são comprometidas em realizar a transição energética para a economia sustentável por meio do Hidrogênio Verde.

A entidade é parceira da Associação Alemã de Hidrogênio e Células de Combustível (DWV), a qual tem atuado por uma indústria sustentável de Hidrogênio desde 1996 na Alemanha, o maior mercado consumidor de Hidrogênio no mundo. Conheça mais detalhes sobre a ABHIC acessando o site, LinkedIn, Instagram e Facebook da associação.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CARLOS HENRIQUE COELHO MOURA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp