16/04/2024 às 15h56min - Atualizada em 16/04/2024 às 20h00min

Gengivite, como identificar? Dentista alerta para os cuidados

Willian Martins Azeredo, coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera explica como a bactéria se desenvolve e dá dicas de higiene a fim de evitar o problema

Deiwerson Damasceno
Divulgação
A gengivite é uma condição bucal comum, mas muitas vezes subestimada, que pode levar a complicações sérias se não tratada adequadamente. Mas afinal, o que causa essa complicação?
 

Por se tratar de uma inflamação das gengivas, geralmente causada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes, a gengivite é uma película pegajosa e incolor que se forma constantemente nos dentes devido à combinação de bactérias, restos de alimentos e saliva.
 

Segundo Willian Martins Azeredo, coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera de Joinville, se essa placa não for removida regularmente pela escovação e uso do fio dental, ela pode endurecer e se transformar em tártaro, que é mais difícil de ser removido e pode irritar as gengivas.
 

“As bactérias costumam formar uma película pegajosa que se forma nos dentes quando não são limpos adequadamente. Se não for removida por escovação e uso de fio dental regular, estes podem irritar a gengiva, levando à gengivite. Ainda se não tratada, a gengivite pode progredir para uma forma mais grave de doença periodontal chamada periodontite, na qual as fibras e o osso que suportam os dentes são danificados. Isso pode eventualmente levar à perda de dentes”, alerta.
 

O especialista explica que os sintomas comuns da gengivite implicam em: gengivas vermelhas, inchadas ou sensíveis; sangramento durante a escovação ou uso do fio dental; mau hálito persistente; gengivas que recuam ou parecem se afastar dos dentes e sensibilidade nos dentes.
 

Por fim, Willian ressalta que, em casos de qualquer um desses sintomas, é essencial procurar atendimento odontológico a fim de evitar complicações mais graves.
 

"A gengivite é reversível e pode ser tratada com boa higiene bucal e cuidados dentários adequados, que incluem a escovação regular, uso do fio dental, visitas regulares ao dentista e, se necessário, tratamento profissional para remover o tártaro e tratar quaisquer problemas subjacentes”, ressalta.

Sobre a Anhanguera    

Fundada em 1994, a Anhanguera faz parte da vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho, em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Em 2023, passou a ser a principal marca de ensino superior da Cogna Educação, com o processo de unificação das instituições, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. A instituição ampliou seu portfólio, disponibilizando novas opções para cursos Livres; preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos.  Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 112 unidades próprias e 1.398 polos em todo o país. A instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Acesse o site e o blog para mais informações.   

Contatos de imprensa - Faculdades Anhanguera
Deiwerson Damasceno
deiwerson܂santoscogna܂com܂br
(11) 98455-3620

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp