Um novo ano chega, e com ele algumas despesas extras sazonais que podem extrapolar o orçamento. A lista é grande: IPTU, IPVA, licenciamento, seguros, matrículas escolares, material escolar, uniformes, viagem de férias, tudo isso acrescido dos boletos do mês e possíveis pendências financeiras do ano anterior. O 13° ajuda, mas às vezes a conta não fecha. Nessa hora, uma opção é buscar crédito com condições especiais, como as oferecidas pela Acredicoop. Mas, antes de recorrer a qualquer solução financeira, a Gerente de Produtos e Negócios, Rosana Elias, dá algumas dicas para organizar as finanças nesse período. “É preciso priorizar o pagamento das despesas atuais, antes de realizar novas compras”, alerta. Para não “entrar no vermelho”, Rosana orienta ainda que é necessário mudar os hábitos de consumo. “Não se adquire autocontrole da noite para o dia, mas ele é o caminho. É através de pequenas mudanças mês a mês que a organização financeira inicia, e você se mantém nos controles das suas contas”, ressalta.
Outra dica é pagar primeiro as despesas que possuem taxas de juros mais elevadas, como: rotativos do cartão de crédito e limites de cheque especial. Já na hora de decidir pelo pagamento à vista ou a prazo, se tiver desconto priorize o pagamento à vista. Mas, parcele com parcimônia. “O parcelamento ajuda a não descapitalizar as reservas, desde que não comprometa o orçamento familiar nos próximos meses”, aconselha.
Agora, se o 13° e as reservas não forem suficientes para arcar com todas essas despesas extras do início do ano, o empréstimo pode ser sim uma opção. “É necessário analisar o orçamento familiar, para que o empréstimo não seja mais um comprometimento, mas sim uma solução financeira para organizar as despesas extras”, enfatiza.
Segundo Rosana, uma das vantagens do empréstimo da Acredicoop é que, além do crédito direcionado de acordo com a necessidade como: aquisição de bens, como carros, motos, existe uma linha de crédito pessoal para despesas extras. E prazo de até 60 dias para a primeira parcela. “A Acredicoop conta com soluções financeiras para pessoa jurídica e física. Somos uma instituição financeira cooperativa, voltada para o econômico e o social. Estamos sempre buscando as melhores soluções financeiras e estando próxima a comunidade e região onde atuamos”, complementa.