14/07/2023 às 17h12min - Atualizada em 15/07/2023 às 00h00min

Workshop gratuito neste sábado (15) em Curitiba discute preocupação com o meio ambiente das empresas e investimentos em eficiência energética

Evento será promovido pela Reymaster Materiais Elétricos, que apresentará soluções de inteligência artificial que além de aumentar o processo produtivo, são eficazes no combate ao desperdício de energia.

Jaíne Machado
Reymaster
Divulgação

A preocupação com o meio ambiente vem motivando as empresas a adotarem práticas que permitam aumento do processo produtivo, mas com uma utilização de recursos naturais e, portanto, limitados. Tanto é que os princípios Environmental, Social, and Corporate Governance (ESG) vem deixando de ser uma opção e hoje é uma condição essencial para garantir a sustentabilidade do negócio. Quem explica melhor é Lucas Gimenes, engenheiro Siemens: "Está ficando para trás o tempo que uma corporação trabalhava unicamente para maximizar seus lucros em nome dos acionistas. Hoje ganha mais clientes e investidores quem pensa e age em prol de operar medidas sustentáveis".

Neste aspecto, segundo ele, é importante que os estabelecimentos operem internamente a eficiência energética, gerando a menos quantidade de energia e produtividade com menos recursos naturais. 

O Balanço Energético Nacional, de 2023, apontou que um dos setores que mais consome energia elétrica no Brasil atualmente é o industrial. "Portanto, estimulando a redução do consumo deste bem limitado, haverá um impacto direto na consumação de água e também dos combustíveis fósseis, o que colaborará para as empresas se manterem salutares com as suas normas contábeis de emissão de gases de efeito estufa", comenta Lucas.

Visando colaborar com a adequação às necessidades ambientais, a Reymaster Materiais Elétricos, em parceria com a Siemens Energy, irá promover o “Siemens Day”, no dia 15 de julho. Trata-se de um encontro gratuito com tema "Edge Computing e Conectividade entre Dispositivos", a ser ministrado pelos Engenheiros da Siemens Vinicius Basilio, Lucas Gimenes e Vittorio Caccia. O encontro irá explorar sobre tecnologia, integração, dados e conectividade. Para estimular o networking e a troca de ideias entre os participantes, além do workshop, os participantes contarão com almoço no local do evento.

O objetivo do evento é apresentar, na prática, como o Edge Computing da Siemens, também conhecido como computação de borda, é direcionado para redes inteligentes e gerenciamento de energia, e como ele deixa a empresa mais inteligente. "Pense em uma montadora de veículos. Sem edge computing, o trabalho é braçal, sujeito a erros e equívocos. Porém, com a solução sendo configurada nas máquinas dessa indústria, o gestor tem acesso contínuo, e em tempo real, a informações sobre o tempo de produção, sendo possível, por exemplo, saber como acelerar o prazo de fabricação dos automóveis. Uma redução de tempo de 10 segundos em cada máquina de uma linha de montagem pode até parecer bem pouco, mas isso, diariamente, pode resultar em cerca de 10 carros a mais ou a menos", explica Lucas.

Segundo o especialista de produtos, tal redução de custos operacionais, atrelada à eficiência energética e maior confiabilidade da rede é possível graças à economia que a empresa que adota o edge computing passa a ter com os custos de rede. “Trata-se de uma solução que opera com menor quantidade de energia por conta da descentralização do processamento e armazenagem de dados”.

Além da eficácia energética, outro benefício deste tipo de sistema é a facilidade de processamento a grandes volumes de dados. E, independente de uma infraestrutura externa, outra vantagem é a diminuição do tempo de resposta de qualquer solicitação, bem como das limitações de largura de banda. A consequência é continuidade das operações, com menos riscos de paradas.

Por fim, como o Edge Computing realiza um processo seguro de transmissão de dados, as probabilidades de exposição de dados privados e sensíveis dos clientes, fornecedores e colaboradores são drasticamente reduzidas, fato que facilita à conformidade com as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Serviço

Evento: Siemens Day.

Temática: "Edge Computing e Conectividade entre Dispositivos".

Data: 15 de julho, sábado.

Local:  Avenida Presidente Wenceslau Braz, 3241, Curitiba - PR

Horário: das 8h30 às 12h

Como se inscrever: SIEMENS DAY - Edge Computing e Conectividade entre Dispositivos - Curitiba em Curitiba - 2023 - Sympla


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp