10/07/2023 às 21h52min - Atualizada em 11/07/2023 às 12h00min

Livro apresenta histórias de figuras milagrosas para mostrar a reinterpretação de indumentárias relacionadas aos santos popularesas

Pesquisa do artista para a criação da obra Alegorias da Alteridade, a tessitura de Eduardo Giacomini - Figuras Santificadas revela a força do patrimônio imaterial que vive nas manifestações culturais

Ana Reimann
www.grupoobragemdeteatro.com.br
Foto crédito Elenize Dezgeniski e ator Nautilio Portela, como Monge da Lapa
No próximo dia 18 (terça-feira), será realizado o evento de lançamento do livro "Alegorias da Alteridade, v.2 – a tessitura de Eduardo Giacomini - figuras santificadas, no espaço da Caixa Cultural.

O artista, que desenvolve uma pesquisa contínua sobre a convergência entre linguagem, estética, simbologia e história na criação de indumentárias, inspira-se em figuras q fazem parte do imaginário popular. No atual projeto, o figurinista parte da notoriedade de santas ou santos não canonizados pela Igreja Católica, mas consagrados pela fé das pessoas que acreditam na possibilidade de receberem graças e milagres.

Para Eduardo Giacomini, as figuras tornaram-se lendas no imaginário popular e representam um bem imaterial da comunidade:

"A combinação de símbolos, conceitos, memória e imaginação sobre essas histórias resultaram em releituras visuais de indumentárias carregadas de sentido e beleza. E para potencializar o imaginário, fotografamos atrizes e atores vestindo as peças e as registramos, junto às narrativas, para a composição do livro", afirma.

Destaque do evento de lançamento da obra, será apresentado um desfile das indumentárias, com a epígrafe “Figuras Santificadas - Vida além do Tempo”. O objetivo é mostrar o protagonismo das vestimentas no projeto:
"As peças demonstram a força do patrimônio imaterial que vive nas manifestações culturais. Os aspectos das diferentes épocas são reinterpretados, por meio de materiais como tecidos, bordados e tramas de fios em crochê ou macramê, que expressam mensagens e combinam códigos referentes a cada figura", explica.

As personagens paranaenses que integram o livro são: Maria Bueno; o monge da Lapa; Corina Portugal; Clodimar Pedrosa Ló; José Oswaldo Schietti; Lecy Suzane Garcia; Eunice Taborda Ribas; e Maria Polenta.
 
Depois do evento de lançamento do livro e desfile, as peças permanecerão em exposição na galeria térrea da Caixa Cultural, com entrada gratuita.

O projeto artístico e cultural ainda compreende ações que reverberam a importância da memória e da valorização da cultura popular, como, por exemplo, uma oficina para estudantes, professores e interessados em “processos criativos”, ministrada por Giacomini e, ainda, palestra com a antropóloga, Dra. Selma Baptista.
 
O projeto “Alegorias da Alteridade v. 2 – a tessitura de Eduardo Giacomini – figuras santificadas” foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE – da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná e tem incentivo da Copel.

Serviço:
- Abertura do evento com desfile das indumentárias para o público e lançamento de livro.
Data: 18/07/2023
Horário: 19h
Ingresso limitados, solidário e voluntário em forma de 1kg de alimento não-perecível e sem origem animal

- Abertura e permanência da exposição para visitação gratuita do público.
De 20/07 a 20/08/2023
Horário:  terça a sabado, das 10h às 18h e domingo, das 10h às 19h.

- Palestra com a Dra. Selma Baptista:
Dia: 25/07/2023
Horário: 18h às 20h
*Inscrições pelo e-mail: [email protected];

- Oficina sobre processo criativo com Eduardo Giacomini
Data: 26 a 28/07/2023
Horário: 14 às 18h
Local: Sala de oficinas da Caixa Cultural - vagas limitadas.
*Inscrições com envio de mini bio e declaração de interesse para o e-mail [email protected].

As ações serão realizadas na Caixa Cultural - Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Centro, Curitiba.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp