20/04/2021 às 09h13min - Atualizada em 20/04/2021 às 09h13min

Governo de SC muda prazo de intervalo de aplicação da vacina Coronavac

Pesquisa recente apontou que eficácia do imunizante aumenta com prazo maior

Redação Agora Joinville
Rede Catarinense de Notícias
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu uma nota técnica nesta segunda-feira (19) orientando que as prefeituras alterem o prazo de intervalo entre as doses da vacina Coronavac.

A nota foi publicada após estudo do próprio Instituto Butantan que indicou que a eficiência da vacina aumenta com o intervalo de 28 dias entre as aplicações - antes eram recomendados 21 dias. A recomendação está na bula da vacina.

A mudança levou em consideração também a quantidade de vacinas do laboratório Sinovac/Butantan que tem sido encaminhada ao estado pelo Ministério da Saúde nas últimas semanas.

"Com essa padronização, vamos conseguir otimizar a vacinação dos grupos prioritários e garantir que todos sejam imunizados dentro do período recomendado para a finalização do esquema vacinal", disse o diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), João Augusto Brancher Fuck.

Eficácia

A eficácia geral encontrada para a Coronavac é de 50,7% segundo os primeiros estudos. Se o intervalo entre as doses for maior que 21 dias, o percentual sobe para 62,3%, diz o Instituto Butantan. Os resultados foram apresentados na semana passada. 

Outros dados do estudo, também já divulgados, mostram que a eficácia da CoronaVac para prevenir casos graves de Covid-19 é maior, de 87,3%.

Em Joinville 

Em Joinville, em um comunicado anterior, a prefeitura havia informado que o prazo entre uma dose e outra era de 30 dias. Questionada pela equipe do Agora Joinville, a Secretaria de Comunicação informou que "a
 nota técnica está seguindo as novas orientações do fabricante". 

"O município segue as orientações técnicas vigentes." Neste momento, isso não altera a situação daqueles que já tinham a segunda dose agendada. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

91.3%
4.3%
4.3%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp