31/05/2023 às 16h50min - Atualizada em 01/06/2023 às 00h00min

Vibra muda vice-presidências e marca posição em energias renováveis

Companhia cria nova vice-presidência executiva de Energia Renovável e ESG e une Gente e Tecnologia em uma única vice-presidência

SALA DA NOTÍCIA João Victor de Lima Carlos

Rio de Janeiro, 31 de maio de 2023. Em fato relevante divulgado na noite de ontem (terça-feira), a Vibra Energia anunciou mudanças estruturais relevantes em suas vice-presidências, definidas pelo Conselho de Administração da companhia, com o objetivo de se manter na liderança do processo de transição energética. A Vibra está criando uma nova área dedicada à Energia Renovável e ESG que será comandada por Clarissa Sadock, ex-CEO da AES Brasil. 

Outra mudança, que tem o objetivo de acelerar a transformação cultural na Vibra, foi a criação da vice-presidência de Gente e Tecnologia, que terá a liderança de Aspen Andersen, que já estava na companhia como CTO. O conselho elegeu também Augusto Ribeiro, ex-CFO da PicPay, para o cargo de vice-presidente executivo de Finanças, Compras e RI. As atuais vice-presidência de Gente e Gestão e Vice-Presidência de TI e Digital serão extintas.

“Com a criação da nova Vice-presidência de Energia Renovável e ESG nós deixamos claro o nosso posicionamento como a empresa de energia mais bem posicionada para liderar o processo de transição energética. Vamos consolidar nossos negócios e acelerar as sinergias, sempre em parceria com nossos clientes”, afirma Ernesto Pousada, presidente da Vibra. “Essa mudança reforça nossa crença de que ESG faz parte do nosso negócio de forma integral. É nosso propósito entregar não só energia, mas a melhor energia”.

Nos últimos anos, a Vibra constituiu um portfólio de energias renováveis robusto por meio de parcerias e aquisições, se posicionando como empresa de energia, seja em mercados já maduros, como os de energia elétrica e etanol, seja em segmentos com potencial de crescimento rápido, como o de biogás e eletromobilidade, com capilaridade e excelência. Diante da demanda mundial pela transição energética, e com uma gestão baseada nas melhores práticas ambientais, sociais e de governança, a integração da área de energia renovável com ESG, reforçamos a crença de que o tema faz parte do negócio de forma integral e relevante para o desenvolvimento. 

A criação da VP de Gente e Tecnologia acompanha uma tendência em grandes empresas, que representa um movimento para potencializar a transformação digital também das pessoas, colocando-as no centro. “Não é mais possível falar de transformar sem falar em digital, de pensar em processos sem ter um foco muito claro nas pessoas. Esta é uma sinergia que vai reforçar ainda mais nossos processos de inovação, tema pelo qual a Vibra já é reconhecida e vai avançar ainda mais”, ressalta Pousada.

Negócios Core

Com as mudanças, a Vibra vai permitir que as áreas de negócio de revenda e B2B foquem ainda mais no negócio core, onde a empresa vê diversas oportunidades a serem destravadas. Ainda no movimento para agregar mais valor nos negócios core da companhia, as áreas de lubrificantes, conveniência, fidelidade e combustíveis premium passaram a fazer parte da Vice-Presidência de Negócios e Marketing, liderada por Vanessa Gordilho.

Clarissa Sadock é formada em Ciências Econômicas, pós-graduada em Finanças pela COPPEAD/UFRJ e conta com vasta experiência e capacitação adquiridas em mais de 17 anos atuando no mercado de energias renováveis, onde exerceu várias funções executivas. Desde 2021, ocupa o cargo de CEO da AES Brasil e, antes dessa posição, foi CFO da AES Tietê. Ela chegará à Vibra em agosto.

Aspen Andersen, atual vice-presidente de TI e Digital, tem 22 anos de experiência e está na empresa desde 2003, tendo ocupado diversas posições gerenciais. Ele assumirá a nova vice-presidência em 1° de julho.

Augusto Ribeiro é formado em Engenharia Mecânica e possui mestrado em Engenharia Mecânica pela UFSC, além de pós-graduação em Finanças Corporativas pela FGV e MBA Executivo na University of Pittsburgh – USA. Em 25 anos de atuação, esteve em posições-chave em várias empresas, destacando-se em áreas como Controladoria, Finanças, Administração e Relações com investidores. Vinha atuando como CFO do PicPay desde 2021 e, antes disso, foi também CEO da Iochpe-Maxion e CFO da BRF Foods. Ele assumirá o cargo em 3 de julho.

Sobre a Vibra - Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra Energia proporciona a melhor alternativa energética e de mobilidade a seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. No mercado automotivo, a Vibra é licenciada da marca Petrobras, formando uma rede com 8,3 mil postos de combustíveis, em todo o País. As franquias da Vibra Energia para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+.

Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa conta com um portfólio de mais de 18 mil grandes clientes corporativos, em segmentos como aviação, transporte, comércio, indústrias, produtos químicos, mineração e agronegócio. Com a marca BR Aviation, a companhia abastece mais de 90 aeroportos brasileiros. Em lubrificantes, é líder de mercado com a marca Lubrax e possui a maior planta industrial para produção de lubrificantes da América Latina.

 

 

InPress Porter Novelli - Agência de Comunicação da Vibra

[email protected]

(21) 3723-8165/ 3723-8132

(21) 99636-5392 / (21) 98093-8364 / (21) 96674-6381

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp