13/05/2023 às 21h27min - Atualizada em 14/05/2023 às 00h00min

Atenção sobre a visão deve ser redobrada na época da gestação

SALA DA NOTÍCIA Target Estratégia em Comunicação
Divulgação: Wikipedia Commons

Devido às mudanças hormonais e físicas que o corpo passa durante a gestação, o olho das futuras mamães pode ficar mais seco e a córnea e o cristalino também podem mudar a curvatura, culminando em mudança de grau. Por isso, é muito importante que esse período seja marcado por visitas ao oftalmologista, integrando o pré-natal, prática ainda pouco adotada, alerta a Mayra Leite, especialista em retina clínica do H.Olhos - Rede Vision One, rede nacional de hospitais especializados em oftalmologia.

“Vale lembrar que essas modificações só serão reversíveis após o nascimento do bebê. Deste forma, acabamos por não mudar o grau durante a gestação”, explica Mayra, que além de oftalmologista também é mamãe de duas crianças, uma de 3 e outra de 5 anos.. 

Mais comum do que se imagina
A mudança de grau na visão é um sintoma comum em algumas gestantes e, de acordo com estudos, aproximadamente 30% das mulheres podem experimentar mudanças na refração ocular durante a gravidez - podendo ser aumento ou diminuição do grau de miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Geralmente, essa mudança na visão ocorre no segundo trimestre da gestação, e a maioria das mulheres retorna ao grau original de refração após o parto. No entanto, algumas podem continuar com a mudança de grau ou apresentar outras alterações visuais, como olhos secos ou sensibilidade à luz.

Por conta disso, a oftalmologista alerta sobre a necessidade da realização de exames oftalmológicos regulares para monitorar a saúde ocular e garantir o tratamento adequado, quando necessário. “Há também o fato de que doenças como diabetes podem piorar na gravidez, sendo necessário acompanhar a retina para evitar ou tratar a retinopatia diabética”, lembra Mayra.

Assessoria de imprensa:
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp