09/04/2021 às 09h30min - Atualizada em 09/04/2021 às 09h30min

Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, morre aos 99 anos

Conta oficial da família real no Twitter anunciou a morte

Redação Agora Joinville
Agência Brasil
Divulgação
A família real anunciou na manhã desta sexta-feira (9) a morte do Príncipe Philip, o Duque de Edimburgo, marido da rainha Elizabeth II.

O Duque tinha 99 anos e completaria um século de vida em junho deste ano. Segundo o anúncio feito pelo Palácio de Buckingham, o príncipe "faleceu pacificamente" no Castelo de Windsor. O motivo da morte não foi mencionado.

"A Família Real junta-se a pessoas de todo o mundo no luto por sua perda", disse a família em um comunicado.

  "É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor."

Entre fevereiro e março deste ano o marido da rainha já havia passado quatro semanas internado no que a família real chamou de "medida de precaução". Durante o período ele receneu tratamento para uma infecção e no dia 1º de março foi transferido para um hospital especializado em tratamento cardíaco. Na segunda quinzena recebeu alta hospitalar. 

Em janeiro, ele e a rainha tomaram a primeira dose de uma vacina contra o coronavírus.

Príncipe da Grécia e da Dinamarca

Conhecido pelo seu senso de humor particular, Filipe de Mountbatten, nascido com o título de príncipe da Grécia e da Dinamarca, é o consorte mais antigo da história da monarquia britânica.

Após ter servido na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial, casou-se em 20 de novembro de 1947 com a então princesa Elizabeth, filha do rei George VI.

Filipe, que realizou mais de 22 mil compromissos públicos, descreveu-se de forma bem-humorada como "o inaugurador de placas mais experiente do mundo".

Afastou-se das funções públicas em 2017, ano a partir do qual se tornou cada vez mais raras as suas aparições públicas, à exceção dos grandes eventos familiares.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

93.0%
4.7%
2.3%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp