04/05/2023 às 20h22min - Atualizada em 05/05/2023 às 00h00min

Qual o melhor material para escolher um bom guarda-roupa de casal?

Neste artigo, mostramos os materiais mais utilizados para fabricação de um bom guarda-roupa de casal. Confira!

SALA DA NOTÍCIA Joaquim da Silva
Reprodução.

O guarda-roupa de casal é um dos móveis mais importantes quando falamos em arrumação e estética de um quarto. Grande parte disso está atrelado ao fato de que essa peça acompanha a evolução das mais diversas tendências e segue como um recurso expressivo para a decoração de qualquer ambiente.

 

Além de ser considerado peça-chave na organização de pertences, ele é facilmente encaixado em qualquer ambiente da casa que você queira colocar. Criando, também, um cantinho exclusivo e espaçoso para guardar roupas e acessórios. 

 

Para quem tem um quarto maior ou divide a cama com um parceiro ou parceira, o móvel ainda tem a vantagem de preencher um bom espaço e servir para ajudar na organização das roupas de cada um.

 

Dependendo do tamanho do armário, ainda é possível deixar as peças bem dispostas e organizadas. No entanto, além da funcionalidade e fator estético, ao escolher um móvel, é importante considerar a sua qualidade, que está diretamente ligada ao material com o que ele foi produzido.

 

Neste artigo, mostramos os materiais mais utilizados para fabricação de um bom guarda-roupa de casal. Confira!

Como é feito um guarda-roupa?

Atualmente é possível encontrar diversas opções de materiais utilizados na fabricação de um guarda-roupa de casal, como madeira, vidro, MDF, MDP, aço, entre outros. A escolha por qualquer um desses dependerá de fatores exclusivos, como o estilo de decoração do ambiente, a disposição do espaço, o preço e as necessidades do casal. 

 

Tradicionalmente, o material mais utilizado é a madeira, por ser durável e ter uma variada gama de tonalidades e texturas, como pinho, mogno, carvalho e freijó. O aço também é outra opção bastante usada por ser resistente e durável. Sem contar que o material pode ser combinado com madeira ou vidro para criar um visual contemporâneo.

 

Falando em vidro, este é um material delicado, moderno e elegante, que é comumente utilizado em portas de guarda-roupas. Muito além de servir para a fabricação dos conhecidos espelhos nas portas, o vidro também pode dar um toque de sofisticação ao ambiente. 

 

Além desses, o Medium Density Fiberboard (MDF) é considerado uma opção econômica e versátil, que pode ser pintada ou revestida com laminados, possibilitando diversas cores e acabamentos.

 

E o  Medium Density Particleboard (MDP) é uma opção também econômica, destacando-se de materiais como a madeira maciça, que oferece boa resistência e estabilidade. 

 

Assim como o MDF, o MDP é encontrado em diversas cores e acabamentos, o que permite a criação de guarda-roupa com diferentes estilos e acabamentos.

O que é melhor para guarda-roupa: MDP ou MDF?

Na hora de escolher o guarda-roupa de casal ideal, pode ser que você fique na dúvida entre MDP e MDF, afinal, os dois podem ser facilmente confundidos. Entretanto, existem alguns fatores como o estilo de decoração e orçamento podem impactar na sua decisão.

 

O MDF é um material homogêneo e uniforme em toda a sua espessura, o que o torna mais resistente e estável do que o MDP em algumas situações. Além disso, o MDF, conhecido como painel de fibra de média densidade, oferece uma superfície lisa que pode ser facilmente pintada, envernizada ou revestida com outros materiais. 

 

Já o MDP, painel de partículas de média densidade, é um material mais denso e resistente que o MDF em algumas situações, além de ser mais econômico. No entanto, diferente do MDF, ele pode apresentar irregularidades na sua superfície, o que pode dificultar a pintura ou o revestimento.

 

Outro fator que diferencia os dois é que o MDF pode ser mais caro do que o MDP.

 

Mas e a durabilidade? Vamos ver isso a seguir!

Qual a durabilidade do MDP e MDF?

Tanto o MDF quanto o MDP são materiais muito utilizados na fabricação de objetos de decoração e móveis, como o guarda-roupa de casal. 

 

Sendo assim, é estimado que a durabilidade de cada um deles seja variável em vista da qualidade do material, espessura, o tipo de acabamento aplicado e os cuidados com a manutenção. 

 

Porém, de maneira geral, é possível afirmar que ambos são materiais resistentes e duráveis, com capacidade de suportar impactos e peso sem sofrer com deformações.

 

Vale lembrar que a durabilidade do MDF pode ser comprometida caso fique muito tempo exposta a condições inadequadas, como umidade excessiva ou temperatura elevada. E a durabilidade do MDP, por sua vez, pode ser afetada por riscos e impactos. 

 

Apesar disso, as duas opções podem ter a vida útil prolongada por meio de cuidados simples, como a limpeza regular.

Mas afinal, qual é o melhor material para guarda-roupa de casal?

No final das contas, a escolha do melhor material para o guarda-roupa, seja para casal, infantil ou solteiro, depende exclusivamente das necessidades, preferências e desejos individuais dos parceiros.

 

Porém, a recomendação é sempre optar por um material de qualidade, com durabilidade que atenda às necessidades específicas de armazenamento e organização, a fim de fazer valer o investimento.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp