Joinville contará em breve com cinco unidades autônomas de urbanidade UAU. Os equipamentos são estruturas com câmeras de monitoramento de alta resolução, alarme, Wi-Fi, interfone, acionamento de emergência médica e também coleta de dados do meio ambiente como incidência de raios UV, temperatura, qualidade do ar e controle de ruídos. As unidades serão instaladas em locais orientados pela polícia militar de Santa Catarina.
O equipamento tem um sistema de inteligência artificial que é capaz de realizar a biometria facial. As informações são comparadas com bancos de dados de institutos de identificação e, posteriormente, podem ser cruzadas com listas de foragidos ou pessoas desaparecidas, por exemplo. A tecnologia é usada ainda para lidar com problemas específicos. As câmeras para veículos podem, por exemplo, identificar um carro que, apesar de trafegar dentro da velocidade permitida, faz movimentos perigosos. Na sequência, a polícia é alertada para prevenir acidentes, checando se o motorista está bêbado e se tem habilitação.
A ampliação do projeto se dá através da participação das associações de moradores e de empresas patrocinadoras. A idealizadora da unidade UAU é a empresa Urbanii e o projeto não tem custo para a Prefeitura Municipal de Joinville.
Novos Totens
A primeira unidade UAU foi instalada próximo do terminal de ônibus central, a segunda será na rodoviária, a terceira no terminal norte, a quarta na rua Itajaí e a quinta unidade UAU ainda está em estudo pela Polícia Militar, muito provável que seja instalado na esquina das ruas Júlio Mesquita e Cegonhas, no Comasa.
Atualmente já existem totens em outras cidades do Estado: Penha, Florianópolis e Piçarras, este último município em processo de instalação. Quem comanda a infraestrutura, tubulação, base concreta e energia elétrica para instalação é a Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA). Para que os aparelhos tenham câmeras, há um convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado que segue as mesmas diretrizes do projeto Bem-te-vi.
Os aparelhos são instalados e os custos de internet e energia são bancados por patrocinadores do projeto. As imagens das câmeras dos totens são de uso do 8° Batalhão da Polícia Militar e da Polícia Civil.