23/03/2021 às 08h42min - Atualizada em 23/03/2021 às 08h42min

Polícia Civil alerta para golpe da 'nudes'; veja como acontece

Redação Agora Joinville
Polícia Civil
A Polícia Civil de Santa Catarina emitiu um alerta sobre o golpe da sextorsão, ou golpe da "nudes". Nele, criminosos exigem dinheiro para não compartilhar as fotos íntimas da vítima.

Para colher uma vítima, os golpistas utilizam um perfil falso, quase sempre no Facebook para um contato inicial, normalmente com a fotografia de uma jovem bonita e atraente, e começam uma amizade. Na sequência, começam a trocar fotos íntimas pelo WhatsApp.

A partir disso, outro golpista entra em cena, o suposto pai ou padrasto da jovem, alegando que ela é menor de idade e que a vítima estaria praticando pedofilia através da internet.

Para que o caso não seja levado à Polícia, ou para que as fotos íntimas e as conversas privadas não sejam compartilhadas com a esposa, parentes ou amigos da vítima, o golpista exige dinheiro por meio de depósito bancário.

Segundo a polícia, há casos em que os golpistas se passam por supostos advogados e policiais. Alegam que as fotos fazem parte de investigação policial e solicitam dinheiro para que o "caso" seja arquivado.

Então, o que fazer para não cair no golpe? Confira as orientações da polícia:

1) Nunca compartilhe fotos íntimas pela internet.

2) Desconfie de solicitações de amizades de desconhecido nas redes sociais;

3) Não forneça dados como nome completo, CPF, RG, endereço, conta bancária e senha para estranhos em ligações telefônicas. mensagens SMS ou WhatsApp;

4) Cuide com operações bancárias (depósitos ou transferências em dinheiro) para pessoas do círculo familiar ou de amigos, principalmente em solicitações pelo WhatsApp;

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

91.3%
6.0%
2.7%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp