19/03/2021 às 08h42min - Atualizada em 19/03/2021 às 08h42min

Governo de SC muda estratégia de vacinação e libera doses armazenadas

As vacinas serão distribuídas nesta sexta-feira

Redação Agora Joinville
Rede Catarinense de Notícias
Doia Cercal/Secom
O governo de Santa Catarina decidiu na noite dessa quinta-feira (18) mudar a estratégia de vacinação e enviar imediatamente os lotes de imunizantes Coronavac que estão armazenados na estrutura da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A alteração aconteceu após confirmação de que o Estado deve receber mais doses da vacina durante o final de semana. Até então, a pasta armazenava metade da carga recebida de Coronavac para garantir a segunda aplicação. 

Na manhã desta sexta-feira (19), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) da SES vai distribuir mais mais 73.700 doses da Coronavac às regionais de saúde. O montante corresponde à metade das doses recebidas na última quarta e que haviam sido armazenadas. Segundo a pasta, o lote será suficiente para finalizar a vacinação de idosos entre 75 e 79 anos e iniciar a imunização de idosos entre 70 e 74 anos. 

"Considerando a situação epidemiológica da Covid-19 no estado, o COES achou prudente acelerar a vacinação dos idosos, que é um público vulnerável e que possui um alto risco de desenvolver formas graves da doença. Por isso, iremos encaminhar essa nova remessa de vacinas para que todos os idosos acima de 75 anos possam ser imunizados no fim de semana. Além disso, será possível iniciar a vacinação dos idosos de 70 a 74 anos, que serão convocados pelos municípios de acordo com a quantidade de doses disponíveis", disse o superintendente de Vigilância em Saúde de SC, Eduardo Macário.

Distribuição começa 10h30

A distribuição será iniciada pela manhã e, assim como nas outras vezes, será realizada via terrestre e aérea. Às 10h30, o avião do Corpo de Bombeiros Militar decola de Florianópolis com as doses das centrais regionais de Lages, Joaçaba, Videira, Chapecó, São Miguel do Oeste, Xanxerê e Concórdia. Às 11h, o caminhão da Dive segue com as doses de Rio do Sul.

Nesse mesmo horário, as centrais regionais de Joinville, Grande Florianópolis, Criciúma, Blumenau e Itajaí fazem a retirada na central estadual. A regional de Criciúma ficará responsável pelas doses das centrais de Araranguá e Tubarão e a regional de Joinville pelas de Jaraguá do Sul e Mafra. Todos os veículos serão escoltados pela Polícia Militar.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

90.7%
6.8%
2.5%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp