16/03/2021 às 08h15min - Atualizada em 16/03/2021 às 08h15min

Covid-19: Vereadores autorizam consórcio para compra de vacinas em Joinville

Redação Agora Joinville
Josi Tromm
CVJ
Os vereadores aprovaram na sessão dessa segunda-feira (15), a inclusão de Joinville em um protocolo de intenções para compra de vacinas contra o novo coronavírus, além de medicamentos, insumos e equipamentos na área de saúde.

Segundo o Projeto de Lei Ordinária de nº 30/2021, enviado pela Prefeitura na última quarta-feira (10), o protocolo será firmado entre municípios de todas as regiões do país. Cerca de 1,5 mil municípios haviam demonstrado interesse em fazer parte do consórcio até a última quarta-feira, conforme anexo da proposta.

A Prefeitura também recebeu aprovação para abrir dotação orçamentária, ou seja, um espaço no orçamento para custear a compra, que não teve estimativa de valor apresentada.

“É a primeira vez que vejo isso, a compra de vacinas por municípios”, afirmou o vereador Henrique Deckmann (MDB). Para ele, isso deveria ser política pública nacional. De acordo com ele, serão gastos R$ 20 milhões, que farão falta nos cofres municipais.

Wilian Tonezi (Patriotas) elencou ações do governo federal contra a pandemia e ressaltou que estados e municípios têm autonomia para tomar decisões sobre a covid-19. “Sim, o governo federal fez muito, mas foi podado por uma parte da Justiça [STF]”.

“Nossa população precisa ser vacinada urgentemente”, disse o relator do projeto na Comissão de Finanças, Kiko do Restaurante (PSD).
Joinville aplicou quase 22 mil das 23,2 mil doses que recebeu do governo estadual, de acordo com o “vacinômetro” da Prefeitura.

O acordo será transformado em um consórcio público, com personalidade jurídica de direito público e natureza autárquica.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

91.2%
6.1%
2.7%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp