Retorno às aulas é suspenso por tempo indeterminado, em Joinville

A volta acontecerá apenas quando a cidade estiver com índice de Risco de Potencial Alto do Coronavírus

Por Redação Agora Joinville 16/10/2020 - 09:39 hs
Foto: Foto: Reprodução

Com a manutenção do índice de Risco de Potencial do Coronavírus como Grave para a região de Joinville, as aulas no município não vão retornar como estava previsto para o dia 20 de outubro. A projeção era que Joinville tivesse essa semana a classificação como Alto, que é a condicionante para o retorno das aulas presenciais. 

Porém, a permanência da classificação como Grave altera o cronograma de retorno. A Secretaria de Educação de Joinville não projeta nova data. Somente após a confirmação do índice Alto é que será feita a programação de volta de 30% dos alunos de cada sala de aula. E, segundo a Secretaria de Educação, essa programação será feita após sete dias de oficializada a redução do Risco de Potencial, para evitar que haja novamente o cancelamento das atividades, caso o índice voltar para Grave neste período.

Ou seja, mesmo se Joinville for classificada como índice Alto na próxima semana, o retorno das aulas vai ocorrer somente se, depois de sete dias, esse quadro de estabilidade se manter. Caso volte para o índice Grave, as aulas presenciais não retornam.

No momento do retorno, será feita a organização por turmas, priorizando a volta dos alunos das séries finais para as iniciais, em intervalos de sete dias. Esta definição segue a orientação da Portaria 778 do Governo do Estado, que estabelece “o retorno das atividades escolares deve ser de forma gradativa, com intervalos mínimos de sete dias entre os grupos regressantes, em cada estabelecimento, com o monitoramento da evolução do contágio da COVID -19”.

Atividades de reforço

A Secretaria da Educação está fazendo o planejamento do retorno para a realização das atividades extracurriculares (atividades lúdicas, culturais, tecnológicas ou esportivas) e de reforço pedagógico. Os critérios que vão definir essa liberação serão divulgados na próxima semana. Esse tipo de atividades podem ser realizadas com o quadro de risco Grave, que é o do momento.