11/03/2021 às 09h01min - Atualizada em 11/03/2021 às 09h01min

Fecam encaminha pedido de compra de 4,1 milhões de vacinas Sputinik V

Joinville pretende comprar 400 mil doses do imunizante

Redação Agora Joinville
Rede Catarinense de Notícias
Fecam
A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) formalizou nessa quarta-feira (10) a intenção de compra de 4,1 milhões de doses da vacina russa Sputinik V. O documento foi encaminhado após reunião com prefeitos e deve beneficiar 265 municípios.

A Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), que compreende nove municípios do Norte de SC, incluindo Joinville, também assinou o interesse de compra das vacinas. Ao todo fora quase 510 mil vacinas solitictadas por essa região, sendo 400 mil só de Joinville. 

O ponto de partida para essas negociações foi a entrega, pelos municípios, da carta de intenções, onde cada um deles indicou a quantidade de vacinas que deseja comprar. Até agora, 233 municípios entregaram o documento de intenção de compra e a Fecam espera até quinta-feira (11) para receber as demais adesões.

A Fecam não compra vacinas diretamente, apenas gerencia o processo. Na sexta (12) a Federação encaminhará toda a documentação à empresa internacional que distribui o medicamento. Em seguida, a empresa terá 72h para aceitar formalmente a proposta comercial, incluindo valores e prazos. Uma vez aceito o pedido, a empresa entregará a vacina em 15 dias úteis. O pagamento acontecerá somente após a chegada e liberação da vacina em território brasileiro.

"Hoje é um dia histórico para Santa Catarina, somos a primeira federação do Brasil a protocolar compra de vacinas. Nós acreditamos que o papel da Fecam é representar cada município, cada prefeito e prefeita que tem enfrentado dificuldades nesse enfrentamento da pandemia e vendo pessoas morrendo. Só temos uma forma de superar tudo isso: vacinar a nossa população", afirmou o presidente da entidade e prefeito de Araquari, Clenilton Pereira. 




A vacina russa também está em negociação pelo governo federal e outros municípios e estados. A Anvisa ainda não analisou ou aprovou o uso dos imunizantes no Brasil.

Confira a quantidade de vacinas solicitadas pelos municípios da Amunesc: 

 
Araquari 20.000
Balneário Barra do Sul  2.500
Campo Alegre 7.000
Garuva  20.000
Itapoá 20.000
Joinville 400.000
Rio Negrinho 10.000
São Bento do Sul 20.000
São Francisco do Sul 10.000

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

91.3%
4.3%
4.3%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp