24/02/2021 às 10h44min - Atualizada em 24/02/2021 às 10h44min

Prefeitura monta Gabinete de Crise para discutir o combate à pandemia

Medidas de restrição também foram aumentadas

Redação Agora Joinville
Secom
Nessa terça-feira (23), foi instituído o Gabinete de Crise, liderado pelo prefeito Adriano Silva e composto por cinco Comitês Estratégicos: Gestão Hospitalar, Ação e Fiscalização, Assistência Social, Gestão Econômica e Comitê Integrado de Operações. 

Segundo a prefeitura, "o principal objetivo é garantir respostas adequadas e rápidas a partir do monitoramento da evolução dos casos, da ocupação dos leitos nas redes pública e privada, e da capacidade de atendimento na rede hospitalar".

“O momento exige atenção e cautela. Nós trabalhamos com muita responsabilidade na gestão da pandemia de Covid-19. Por isso, o pedido é que a população respeite as medidas de enfrentamento à doença, principalmente evitando aglomerações, utilizando máscara e fazendo a higienização correta das mãos”, reforça o prefeito. 

Mais medidas 

Agora, estão suspensas as cirurgias eletivas de alta e média complexidade em todos os hospitais de Joinville, conforme as recomendações do Governo do Estado. Cirurgias de urgência e emergência, além dos procedimentos considerados “tempo-sensíveis”, que são aqueles em que a vida do paciente pode estar em risco, continuam sendo realizados.

Com mais uma mudança, o município realizará testes antígenos para diagnóstico. Para este exame, é realizada a coleta de material nas narinas para detectar a presença de uma proteína da SARS-CoV-2. O resultado positivo indica que o paciente está com a doença naquele momento e precisa ser isolado. O resultado é liberado em aproximadamente uma hora.

O município também articula uma parceria com a Universidade da Região de Joinville (Univille) para que o mapeamento genético do vírus seja realizado na cidade. O objetivo é monitorar com mais agilidade a circulação do vírus em território joinvilense. 

Câmara de Vereadores

Os vereadores de Joinville também foram comunicados sobre as novas medidas e instauração do Gabinete de Crise. O prefeito Adriano Silva pediu aos vereadores empenho para que juntos pudessem conscientizar a população sobre a necessidade de manter as medidas de segurança no combate a Covid-19, evitando, assim, um colapso na rede de saúde.



“Cada um de nós precisa fazer a sua parte. E nós, como vereadores, estamos perto da população. É nossa função também trabalharmos para que Joinville vença essa pandemia”, diz o presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Peixer (PL).

Números da pandemia em Joinville

Nessa terça-feira (23), Joinville confirmou 366 novos casos e atingiu 57.062 desde o início da pandemia. O número de mortes diárias também vem aumentando significativamente. Ontem foram confirmadas mais nove mortes: quatro homens, de 59, 62 e dois de 72 anos e cinco mulheres, de 49, 62, 84, 87 e 91 anos. Confira os dados completos:



O primeiro caso de infecção por Covid-19 foi identificado em Joinville no dia 13 de março de 2020.

Vacinação em Joinville

Até agora, Joinville recebeu 13.291 vacinas para a primeira aplicação e 12.771 pessoas foram imunizadas com a primeira dose até o momento. Além disso, o município também realiza a aplicação da segunda dose seguindo a orientação dos laboratórios responsáveis pelas vacinas e a determinação do Ministério da Saúde para garantir a eficácia da imunização. Até o momento, 2.788 pessoas receberam a segunda dose do imunizante.

Responsáveis pelos comitês

Gabinete de crise - Adriano Silva (prefeito de Joinville)

Comitê de Gestão Hospitalar – Jean Rodrigues da Silva (secretário da Saúde)

Comitê de Ação e Fiscalização – Paulo Rogério Rigo (secretário de Proteção Civil e Segurança Pública)

Comitê de Gestão Econômica – Marcel Virmond Vieira (secretário de Planejamento  Urbano e Desenvolvimento Sustentável)

Comitê de Assistência Social – Fabiana Cardozo (secretária de Assistência Social)

Comitê Integrado de Operações - Gilberto Leal (secretário de Governo)

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

91.2%
6.1%
2.7%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp