22/07/2022 às 09h49min - Atualizada em 23/07/2022 às 06h20min

Mentoria gratuita discute os desafios da sucessão familiar e orienta como planejar o processo sucessório de negócios familiares

“A dinâmica do processo sucessório deve ser guiada pela sustentabilidade e perenização da companhia e não pela necessidade ou vaidade de empregar filhos ou parentes” afirmam empresários

SALA DA NOTÍCIA Fernanda de Souza Martins
No Brasil, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 90% das companhias nacionais pertencem às famílias. Porém, por causa dos conflitos entre os parentes, somente 30% chegam na sua segunda geração e apenas 15% na terceira.

E os principais motivos das brigas são: o excesso de protecionismo, a falta de profissionalismo e preparo dos membros e o não planejamento do processo sucessório.

Sucessão familiar, profissionalização, definição de papéis e responsabilidades são alguns dos temas que serão discutidos no webinar: “Governança e gestão para empresas familiares”, por Rogério Vargas e Eduardo Bacetti, da Auddas, no próximo dia 2 de agosto, às 19 horas.

“É importante que o sócio / família se dediquem ao aspiracional e/ou visão empresarial, já o papel de gestão deve ser realizado por gestores com o perfil adequado seguindo a estratégia, ao modelo do negócio  e ao momento da empresa. Outro ponto importante é que uma vez que a pessoa está no contrato social ou pertença à família, ela é vista como sócio e portanto não conseguirá exercer o papel de gestão de forma isenta, pois será considerada como dona do negócio ou seja  família como de fato o é”, comenta Rogério Vargas, da Auddas.

Além disso, de acordo com Eduardo Baccetti, sócio da Auddas, advogado e empreendedor, “toda a dinâmica do processo sucessório deve ser guiada pela sustentabilidade e perenização da companhia e não pela necessidade ou vaidade de empregar filhos ou parentes''. Ainda, segundo Baccetti, essa prática, é um dos maiores entraves para um processo sucessório saudável.

Durante o webinar, Vargas e Baccetti vão explicar ainda, a importância da governança corporativa na sucessão familiar e dar dicas importantes para o planejamento de um processo sucessório bem-sucedido.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo link:  https://conteudo.auddas.com/webinar-gestao-governanca-negocios-familiares.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp