Comissão cancela título de Cidadão Catarinense a Lula

Por Redação Agora Joinville 12/02/2020 - 09:29 hs
Foto: Divulgação
Comissão cancela título de Cidadão Catarinense a Lula
Deputado Sargento Lima

A Comissão de Constituição e Justiça da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) aprovou, nesta terça-feira (11), o projeto do deputado Sargento Lima (PSL) que revoga o título de Cidadão Catarinense ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Conforme o parlamentar, o ex-presidente "não consegue parear virtudes, qualidades éticas e morais pertinentes à comenda", referindo-se às condenações por corrupção impostas a Lula.

A matéria foi aprovada com o voto contrário do deputado Fabiano da Luz (PT), que apresentou um substitutivo global no sentido do cancelamento do título ser a todos que tivessem condenação com trânsito em julgado. A proposta de substitutivo foi derrotada na Comissão. O projeto irá a plenário para votação final.


Entenda

O título havia sido aprovado no ano de 2008, porém somente em 2018 foi entregue ao ex-presidente, que na época era alvo de denuncias de corrupção.


Outros nomes da política que já receberam esse título são: Eliseu Padilha, denunciado pela Procuradoria-Geral da República por organização criminosa e obstrução da justiça; Paulo Konder Bornhausen, que já admitiu praticar operações de câmbio ilegais; Péricles de Freitas Druck, condenado por 28 anos e preso na operação Moeda Verde; ex deputado João Rodrigues, preso por fraude de licitação e o ex deputado Marcos Tebaldi denunciado pela Procuradoria-Geral da República por fraude.