Aulas na Rede Municipal de Ensino de Joinville iniciam quarta-feira (5)

A cerimônia irá ocorrer às 7h30 no prédio da Escola Maestro Francisco Manoel da Silva, situado na Rua XV de Novembro, 8508, bairro Vila Nova.

Por Redação Agora Joinville 04/02/2020 - 10:07 hs
Foto: Arquivo/ AJ

As aulas na Rede Municipal de Ensino de Joinville iniciam na quarta-feira, dia 5, para cerca de 70 mil alunos. A cerimônia irá ocorrer às 7h30 no prédio da Escola Maestro Francisco Manoel da Silva, situado na Rua XV de Novembro, 8508, bairro Vila Nova. 

A unidade, antes administrada pelo governo do estado, será assumida pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação. A escola vai atender alunos do 1º ao 4º ano do ensino fundamental e irá funcionar, inicialmente, como extensão da Escola Municipal Professora Karin Barkemeyer, no mesmo bairro.

A Rede Municipal de Ensino possui 86 escolas municipais e 71 Centros de Educação Infantil (CEIs), além de 38 unidade credenciadas. O primeiro semestre inicia nesta quarta-feira e encerra dia 17 de julho com recesso escolar. O segundo semestre começa dia quatro de agosto e termina dia 18 de dezembro para o ensino fundamental, já a educação termina antes, dia 17 de dezembro.


Formação

O retorno dos professores e equipe técnica-pedagógica das unidades ocorreu na segunda-feira, 3 de fevereiro, com reuniões pedagógicas, planejamento do ano letivo e atualização do projeto político pedagógico de cada unidade pelo novo Currículo da Rede Municipal de Ensino, fundamentado no texto da Base Nacional Comum Curricular.

Os cerca de 300 diretores e auxiliares de direção das escolas municipais e CEIs retornaram dia 31 de janeiro com participação em palestras sobre liderança e gestão e oficinas sobre o uso de novos materiais didáticos e metodologias de ensino nas áreas de literatura, tecnologia, educação física, ciências, geografia, alfabetização e educação infantil. De acordo com a Secretaria de Educação, foram adquiridos cerca de R$ 14 milhões em recursos pedagógicos entre 2019 e início de 2020.