03/05/2022 às 07h12min - Atualizada em 04/05/2022 às 06h20min

Academia de Ciências debate no Rio meio ambiente, tecnologia e saúde

Encontro terá como tema “O Futuro é Agora” e reunirá grandes nomes da ciência mundial, como a epidemiologista Maria Van Kerkhove, diretora da OMS para a covid-19.

SALA DA NOTÍCIA Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-05/academia-brasileira-de-ciencias-debate-meio-ambiente-tecnologia-e-sau

Para discutir com a sociedade o papel da ciência na construção de um futuro mais justo e sustentável, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) promove nesta semana a Reunião Magna de 2022, que será aberta ao público. De hoje (3) até quinta-feira (5), serão debatidos temas como mudanças climáticas, pandemias, revolução 4.0 e Internet das Coisas (IoT).



O encontro terá como tema “O Futuro é Agora” e reunirá grandes nomes da ciência mundial, como a epidemiologista Maria Van Kerkhove, diretora técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Covid-19, o ecologista Chris Field, diretor do Instituto Stanford Woods para o Meio Ambiente, o cientista da computação da Universidade de Massachusetts James Kurose, coautor do best-seller Redes de Computadores e a Internet, e a bióloga Mercedes Bustamante, professora da Universidade de Brasília e colaborada do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês). A programação completa está disponível no site do evento.



De acordo com o vice-presidente da ABC para a região de São Paulo, Alvaro Prata, um dos coordenadores da reunião, serão discutidas pesquisas desenvolvidas no Brasil e no mundo, em temas de grande impacto para a sociedade e que poderão estabelecer marcos civilizatórios necessários para o futuro.



“Vamos passar três dias discutindo assuntos modernos, intrigantes e inadiáveis, dentro dos temas de meio ambiente, tecnologia e saúde. Vamos falar sobre os aspectos positivos que têm se desenvolvido nessas áreas, frutos do conhecimento científico, mas também sobre as nossas fragilidades. O encontro é aberto ao público em geral, e a expectativa é que todos se beneficiem das discussões”.



O evento será no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, zona portuária do Rio, em formato híbrido. Para participar presencialmente, é necessário se inscrever pelo site . A inscrição é gratuita. Será cobrado passaporte vacinal contra a covid-19 na entrada. Todas as atividades serão transmitidas ao vivo pelo canal de YouTube da ABC.



Nova presidente



Durante o evento, também ocorrerá a cerimônia de posse da biomédica Helena Nader como presidente da ABC. Ela é a primeira mulher a presidir a entidade nos 106 anos de história da academia. A posse da nova diretoria será amanhã (4), às 18h, em evento restrito a convidados.



Helena Nader exerce o cargo de vice-presidente da ABC desde 2019 e assume a presidência para o triênio 2022-2025, sucedendo o físico Luiz Davidovich. A vice-presidência passa a ser exercida pelo químico Jailson Bittencourt de Andrade, professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e integrante do Centro Universitário Senai-Cimatec.




Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se as eleições fosse hoje, para quem você votaria para presidente da República no primeiro turno (2022)

76.8%
17.6%
1.1%
0.3%
3.1%
0.6%
0.6%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp