28/04/2022 às 09h05min - Atualizada em 28/04/2022 às 09h05min

Títulos de eleitores com mais de 70 anos não estão sendo cancelados

Nas últimas semanas, notícias de que títulos de eleitores de pessoas com mais de 70 anos estariam sendo cancelados começaram a propagar pela internet. Entretanto, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) esclarece que a notícia é falsa e que, na verdade, o voto para as pessoas nessa faixa etária é facultativo. Segundo o TRE-SC, mais de 400 mil pessoas, com mais de 70 anos, estão com a situação eleitoral totalmente regularizada.

"Não existe cancelamento por idade. Ainda que alguma pessoa com mais de 70 anos tenha ficado sem votar em alguma eleição, o voto é facultativo, então o título dela fica lá", explica a secretária da Corregedoria Regional Eleitoral do TRE-SC, Renata Fávere. Ela esclarece que o cancelamento só ocorre em situações específicas, como fraude na documentação ou óbito, por exemplo.

Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prorrogou a suspensão, por prazo indeterminado, para os eleitores que deixaram de votar nas eleições de 2020 e não apresentaram justificativa ou não pagaram a multa. Com a decisão, que considera a pandemia causada pelo coronavírus, os eleitores que não compareceram na votação de 2020, poderão votar normalmente este ano.

Renata explica que o TRE-SC possui grupos técnicos, formados por servidores especializados para combater as notícias falsas. "Sempre que é divulgada uma notícia falsa, esse grupo já levanta de imediato as informações e publica o esclarecimento pro eleitor", finaliza.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se as eleições fosse hoje, para quem você votaria para presidente da República no primeiro turno (2022)

76.6%
17.8%
1.1%
0.3%
3.1%
0.6%
0.6%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp