Número de moradores de rua aumenta em Joinville

CDL e a Secretária de Assistência Social realiza campanha para conscientização

Por Redação Agora Joinville 06/09/2019 - 09:10 hs
Foto: Divulgação

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Joinville e a Secretária de Assistência Social (SAS), iniciaram a campanha “Não dê Esmolas! Ajude de Verdade”. A primeira placa de conscientização a população Joinvilense foi instalada nesta semana, terça-feira (3), na rua Anita Garibaldi com avenida Getúlio Vargas pelo Detrans, serão colocadas ao total 45 placas nos bairros da região central de Joinville. 

Em 11 de junho deste ano, foi realizada uma reunião entre a CDL (Centro de entidades empresariais) junto com a Secretaria da Assistência Social, para conversarem sobre o aumento preocupante dos moradores de rua. Com base em um levantamento feito pela Prefeitura aponta um número de 800 pessoas em situação de rua.

Em prol de uma conscientização por meio da campanha, pedem para a população não dar esmolas e, que os moradores de rua busquem por ajuda disponível para eles por meio do Centro Pop, criado com o intuito de auxílio. 

A prefeitura municipal em nota relata que no Centro Pop os moradores de rua terão acesso a banheiros com chuveiros, lavanderia, salas multiuso (para atendimentos e atividades coletivas, como oficinas), cozinha, armários com chaves para guardar os pertences, refeitório e espaço de recepção/abordagem.

Essas pessoas podem, conforme a gravidade, ter acesso a lanche e roupas e são encaminhadas para confecção de documentos e para o Centro Público de Atendimento ao Trabalhador. Caso tenham interesse, elas têm, ainda, a possibilidade de prosseguir os estudos, com encaminhamento para a Secretaria de Educação.

O Centro Pop busca também restabelecer o vínculo familiar, e tem um canil para que os animais fiquem acomodados enquanto seus tutores estão sendo atendidos. A equipe do serviço de referência é composta por psicólogos, assistentes sociais, educadores, zelador e cozinheira.

 

Para quem informar sobre moradores em situação de rua em Joinville:

3433-3341 – Centro Pop (das 7 às 19 horas).

156 - Ouvidoria da Prefeitura (para casos envolvendo pedintes, moradores de rua e reclamações em geral). De segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, exceto feriados e pontos facultativos.

47 9 88034928 – Plantão do Conselho Tutelar. Sempre que envolver crianças e adolescentes.

https://ouvidoria-form.joinville.sc.gov.br/ - Para registrarreclamações em qualquer horário.