Defesa Civil alerta para maré alta e risco de alagamentos em Joinville

Previsão é para esta terça e quarta-feira

Por Redação Agora Joinville 13/08/2019 - 08:59 hs
Foto: Arquivo/ AJ
Defesa Civil alerta para maré alta e risco de alagamentos em Joinville
Previsão é para esta terça e quarta-feira. Foto: Arquivo/AJ

A Defesa Civil de Joinville, com informações do Ciram/Epagri, emitiu um alerta para o risco de alagamentos associados a maré alta.


A previsão vale para terça (13) e quarta-feira (14) para as regiões mais baixas do litoral catarinense devido à maré alta. O fenômeno é provocado pela influência da fase cheia da lua (maré de sizígia), vento do quadrante sul e agitação marítima com ondas de 3 a 4 metros no litoral.


Nesta terça-feira a maré subirá a 1,7 metro às 2h02 e 1,8 metro às 14h02. Na quarta-feira a maré será de 1,7 metro às 2h57 e 2 metros às 14h53.


Previsão do tempo

A previsão do tempo para esta terça-feira (13) em Joinville é de nebulosidade. A chuva deve diminuir ao decorrer do dia, com o predomínio das nuvens à tarde e noite. As temperaturas são baixas, a máxima não passando dos 19ºC. 


Em Santa Catarina, a maioria das regiões apresentam uma queda nos termômetros. A mudança climática deve ocorrer no início da noite por conta de uma massa de ar frio que chega ao estado. Entretanto, clima mais ameno não deve durar muito tempo. 


Recomendações da Defesa Civil

Alagamentos costeiros: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Mar agitado a muito agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.