Saiba o que é necessário para comprar uma arma no Brasil

Primeira franquia fora de Curitiba, a Falcon Armas Joinville ensina o passo a passo para obter o armamento

Por Conteúdo Publicitário 09/08/2019 - 16:10 hs
Foto: Divulgação/ AJ
Saiba o que é necessário para comprar uma arma no Brasil
Primeira franquia fora de Curitiba, a Falcon Armas Joinville ensina o passo a passo. Foto: AJ

Para legítima defesa, todo cidadão com mais de 25 anos, sem antecedentes criminais, com residência fixa e ocupação lícita, bem como com aptidão técnica e psicológica, pode ter posse de arma de fogo. Também não pode estar respondendo a inquérito policial ou processo criminal ou mesmo ter sido condenado em algum destes processos. Estes são os primeiros passos e requisitos para obter uma arma de fogo no Brasil.

Segundo o sócio e gerente da maior loja de armas em território nacional e com a primeira franquia fora de Curitiba, a Falcon Armas Joinville, Júnior Leite explica a importância de um bom trabalho para obter uma arma. “Nós damos todo o suporte para o cliente nesta questão burocrática, afinal é uma documentação necessária e importante, que para os clientes podem ser complicadas, mas nós da Falcon somos treinados para isso”, diz. 

Apesar de parecer um processo complexo, a loja auxilia o cliente desde a documentação até a compra do armamento específico com uma consultoria avançada no assunto. 


Posse x porte 

É importante ressaltar que existe diferença entre a posse e o porte de armas de fogo no Brasil. Neste sentido, a posse de arma permite que o cliente possua uma arma dentro de casa ou estabelecimento comercial, mas não é permitido transitar ou transportar o armamento nas ruas. Já o porte permite que o cidadão carregue a arma nas ruas de forma velada. 


Categorias

No Brasil, atualmente existem dois sistemas de registros de armas: o Sigma (Sistema de Gerenciamento Militar de Armas), do Exército, e o Sinarm (Sistema Nacional de Armas), pela Polícia Federal

Confira:

SINARM: A autorização de arma realizada pela Polícia Federal permite dois tipos de aquisição: o registro (posse) e o porte de armas. O registro significa a posse de arma dentro de casa, devidamente guardada em um cofre ou fora do alcance de crianças e de outros cidadãos. Será uma arma exclusiva para defesa patrimonial ou pessoal, sendo possível o transporte da arma apenas com autorização da Polícia Federal. Já o porte é permitido somente para àqueles que comprovarem efetiva necessidade do uso de arma de fogo para suas atividades profissionais que oferecem risco ou ameaça a integridade física. 

SIGMA: O Certificado de Registro (CR) possibilita a aquisição de armas para atividades de Tiro Desportivo, Caça ou para Coleção (CACs). Cada categoria tem suas limitações e regras na aquisição de armas, munições e equipamentos. 

É importante lembrar que para iniciar o processo de Concessão de Certificado de Registro é preciso filiar-se em um clube ou entidade de tiro onde o requerente deverá comparecer e treinar ao menos oito vezes por ano com presença registrada em ata do clube.

O CR traz a possibilidade do cidadão adquirir armas de calibre restrito (9mm, .357, .40, .44, .45, .454, entre muitos outros), mas estas devem ser adquiridas direto do fabricante. Também abre a possibilidade, junto a um documento chamado “Porte de Trânsito”, de o CAC trafegar com o equipamento até um Clube de Tiro sem a necessidade de registro todas as vezes que for praticar.


Deferimento

Após a entrega de todos os documentos e exames necessários, a pessoa recebe uma autorização para a compra de arma de fogo. Na Falcon, todos os procedimentos são feitos e finalizados ainda na loja. Ao adquirir a arma, o último passo é buscá-la e levar até a residência onde ela deve ficar. Existe ainda outra autorização para transportar o armamento. “A arma de fogo deve estar desmuniciada e embalada para que não possa ser utilizada durante o trajeto”, explica Leite.


Loja

Em caso de dúvidas, os interessados podem dirigir-se à Falcon Armas Joinville, na Rua Benjamin Constant, nº 2796, bairro Costa e Silva ou entrarem em contato pelo fone (47) 3227-8134.