21/01/2021 às 10h28min - Atualizada em 22/01/2021 às 10h40min

Como Planejar Uma Viagem ao Exterior: Aspectos Importantes

Confira este artigo e veja as informações importantes

Bruno

Fazer uma viagem ao exterior geralmente é uma grande experiência, não importa se é a primeira ou décima vez. Sempre há muito para aproveitar, conhecer, aprender e explorar!

Contudo, como você deve saber, esse tipo de viagem não costuma ser simples e fácil de fazer, afinal, há muita coisa para se preocupar antes de embarcar.

Por isso, no artigo de hoje nós separamos para você quais são os aspectos mais importantes para se levar em consideração ao planejar uma viagem ao exterior.

Então, se você gostou da ideia, continue acompanhando o artigo e fique por dentro de tudo!

Aspectos importantes ao se planejar uma viagem ao exterior

Pesquisas e mais pesquisas

Você não quer chegar no destino despreparado, certo? Então, antes de viajar faça diversas pesquisas a respeito do país que irá.

Por exemplo, quais os hábitos e costumes dos moradores, quais as leis e regras do país, o que deve ser evitado, quais os melhores lugares para comer, quais atrações não podem ficar de fora do seu roteiro, quais curiosidades e assim por diante.

Faça essa lição de casa e assim, você terá muito menos problemas e evitará possíveis gafes no destino.

Quer um exemplo? Fazer o sinal de positivo com o polegar. Aqui este gesto é normal, tem a ver com aprovação e concordância. Já no Irã, Afeganistão e Bangladesh, ele é ofensivo e obsceno.

Portanto, todo cuidado é pouco.

Orçamento

Viajar para outro país, ainda mais para destinos onde a moeda é a libra, o euro ou o dólar, não é algo barato e que dê para fazer toda vez.

Por isso, ter um orçamento bem definido é fundamental para não passar por “perrengues” depois.

Sendo assim, é de suma importância que você se organize financeiramente e faça pesquisas para ter uma ideia bem realista de quanto dinheiro precisará para viajar ao exterior.

A dica de ouro aqui é: monte uma planilha. Assim, você poderá concentrar todos os valores em um só lugar. 

Por exemplo, é importante que nessa planilha você coloque valores como os de:

  • Documentação;
  • Passagens;
  • Hospedagem;
  • Alimentação;
  • Transporte;
  • Seguro viagem;
  • Compras;
  • Passeios;
  • E atrações.

Além disso, é importante ter uma quantia extra, uma reserva para emergências e imprevistos, afinal, nunca se sabe o que pode acontecer.

Passaporte, visto e vacinas

Não saia comprando suas passagens, nem reservando sua hospedagem, sem antes resolver as questões burocráticas envolvendo sua documentação.

Isso porque, para viajar ao exterior, na maioria dos casos, você precisará de um passaporte válido para poder entrar em outro país.

Além disso, dependendo do destino, talvez você precise de um visto (ex: Estados Unidos) e/ou de um certificado internacional de vacinação e profilaxia (ex: Egito).

Por isso, pesquise as exigências do país que você irá e caso não tenha algum desses documentos, você precisará providenciá-los. Senão, você será barrado.

Os únicos lugares que você não será impedido de entrar sem passaporte, são destinos aqui da América do Sul, como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

Com apenas o seu RG - que deve ter menos de dez anos de emissão - você já conseguirá entrar nesses países.

Ah, uma dica importante: tenha cópias de todos os seus documentos e comprovantes, tanto de maneira digital quanto impressa. Assim, em caso de algum problema você não ficará sem eles.

Reservas

O que for possível reservar, reserve. Sabe por que? Porque dependendo do destino e da época que você for viajar, pode haver muitos turistas e a concorrência provavelmente será alta.

Como consequência disso, você pode ter dificuldades em reservar um quarto de hotel onde gostaria, pode encontrar ingressos e passeios esgotados, etc.

Então para não ter dor de cabeça com essas questões, faça reservas com antecedência, desde a hospedagem até ingressos para atrações e passeios.

Dessa forma, você terá mais garantia e segurança.

Ah! E um dica importante: se você for com seu veículo até o aeroporto no dia da viagem, pesquise com antecedência por estacionamentos próximos ao aeroporto de Guarulhos, caso você seja de São Paulo

Isso porque o estacionamento interno do aeroporto é mais caro, porém há ótimas opções bem perto e que são mais em conta! Assim, você economiza e deixa o seu carro seguro enquanto viaja.

Moeda Local

Em suas pesquisas, você já deve ter visto qual a moeda utilizada no destino que você irá, certo?

Pois então, agora é de comprar a moeda local, afinal, você precisará dela para conseguir comprar coisas e realizar pagamentos.

Portanto, vá comprando a moeda local aos poucos até chegar no valor que você estabeleceu para a sua viagem ao exterior.

E é importante comprar gradualmente, pois assim você tem mais chances de fazer bons negócios. 

Imagine se você compra tudo de uma vez e pouco tempo depois o câmbio sofre alteração e as taxas ficam mais baixas?

Além disso, leve um cartão pré-pago internacional ou um cartão de débito. Não dependa apenas do dinheiro em espécie, pois se algo acontecer, você pode ficar sem nada. Então, leve outro meio para realizar pagamentos!

Roteiro

Sempre que vamos fazer uma viagem ao exterior, nós já sabemos para quais lugares e atrações mais queremos ir, certo?

Porém, será que não tem outros lugares e atrações que também valem a pena e que você está “deixando de lado”? Pense nisso.

Há muita coisa para fazer e explorar lá fora. Por isso, é importante fazer uma boa pesquisa para encontrar lugares, passeios e atrações que valham a pena!

Além disso, após definir os lugares, passeios e as atrações, é importante que você veja informações como: horário de funcionamento, endereço e se há a necessidade de bilhetes e ingressos.

Já pensou chegar em uma atração e descobrir que os ingressos estão esgotados? Ou ir a algum lugar que queria muito e descobrir que está fechado? Seria decepcionante, não é mesmo? Por isso, atente-se a esses pontos.

Dessa forma, você conseguirá montar um ótimo roteiro para a sua viagem.

E uma dica importante: quando for montar o seu roteiro seja realista (não queira sair fazendo tudo de uma vez) e monte-o de maneira estratégica (levando em conta localizações e horários).

Bagagem

Quando o assunto é viagem ao exterior, um dos principais erros que muitos viajantes cometem é levar mais do que devia em sua bagagem.

E isso só acaba gerando mais peso e deixando a mala com menos espaço (o que pode ser um problema na volta, por causa das tradicionais “comprinhas”).

Por isso, quando for montar a sua bagagem, faça o seguinte: pegue seu celular e pesquise como estará o clima do destino durante os dias que você vai estar lá. Dessa forma, você poderá usá-lo como base em suas escolhas!

Se vai estar frio, tem sentido levar shorts, bermudas e regatas? E se estiver calor, tem sentido levar casacos, gorros e luvas? Não, não é verdade?

Portanto, seja inteligente e objetivo ao preparar as suas malas para viajar ao exterior. Não exagere.

Além disso, não esqueça dos acessórios (relógio, óculos, brincos, boné, pulseira, etc.) e de itens como adaptadores, carregadores, fones de ouvido, kit de medicamentos e kit de higiene.

Dessa forma, a sua viagem ao exterior será muito mais organizada e proveitosa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

92.0%
4.0%
4.0%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp