16/12/2021 às 08h10min - Atualizada em 16/12/2021 às 08h10min

Vereadores discutem mudanças viárias nos acessos aos bairros São Marcos e Vila Nova

Objetivo é diminuir engarrafamentos e riscos à segurança

Redação Agora Joinville
Câmara de Vereadores
Foto: Mauro Artur Schlieck/Divulgação

A Comissão de Urbanismo tratou em reunião nesta terça-feira (14) de possibilidades de mudanças viárias para diminuir engarrafamentos e riscos à segurança nos acessos aos bairros São Marcos e Vila Nova.

 

Propositor da discussão, o vereador Adilson Girardi (MDB) explicou que as marginais estão muito "coladas" aos viadutos e que acidentes acontecem com frequência, como o da bailarina de São Paulo que teve o dedo do pé amputado, em outubro, durante o Festival de Dança.

 

A proposta para o São Marcos, entrando pela Ottokar Doerffel, é redimensionar o canteiro central, permitindo a passagem de dois carros por vez, e não de apenas um, como é hoje. A sugestão é do consultor da comissão, o arquiteto Julio Cezar Petto de Souza.

 

Para o coordenador da concessionária Arteris Litoral Sul, que administra esses trechos da BR-101, o engenheiro Marcelo Possamai, é preciso estudar a proposta, que ele chamou de "interessante".

 

O engenheiro, no entanto, fez uma ressalva quanto à permissão para dois veículos, o que poderia trazer risco à segurança. "A percepção que eu tenho é que a principal origem-destino de quem vem do São Marcos é entrar no município, e não ir pra Curitiba. Então tem de verificar, porque, se realmente for essa a origem-destino principal, se colocarmos duas faixas de tráfego, por mais que, momentaneamente, cause impressão de diminuição de fila, nós podemos aumentar o risco, porque a troca de quem está na marginal vai ter que passar por dois veículos", disse Possamai.

 

O coordenador da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Sepud) Diego Felipe da Costa afirmou ser possível discutir novas marginais no projeto de duplicação da Ottokar Döerffel, que está em desenvolvimento.

 

Vila Nova

Para o acesso à rua XV de Novembro, que leva ao bairro Vila Nova, a mudança que está em andamento é levar os veículos que vêm de Curitiba (PR) a entrar na XV em direção ao bairro, fazer um retorno na frente da Eletrosul, e entraria na cidade da mesma maneira de quem vem de Florianópolis, fazendo a rotatória da frente da Expoville, entrando depois no Vila Nova, explicou o engenheiro Possamai. "Esse projeto nós já temos conhecimento, já demos o 'de acordo'".

 

A Comissão de Urbanismo é presidida por Diego Machado (PSDB) e tem como membros, além de Girardi, Sidney Sabel (Democratas), Wilian Tonezi (Patriota) e Neto Petters (Novo).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Em quem você votaria para Governador de SC no segundo turno?

12.0%
88.0%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp