07/12/2021 às 11h30min - Atualizada em 07/12/2021 às 11h30min

Crimes de estelionato crescem 150% em Joinville

Cerca de 97% seriam evitados com informação e prevenção

Redação Agora Joinville
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Um dos crimes de estelionato mais comuns é a clonagem do celular. O golpista finge ser o dono do celular e passa a pedir dinheiro para a lista de contatos da vítima. “Apesar de quase todo mundo conhecer alguém que já teve o celular clonado, ainda tem muita gente inocente caindo neste golpe”, lamenta a delegada regional da Polícia Civil em Joinville, Tânia Harada.

 

Outro golpe que tem crescido é o de extorsão sexual, popularmente conhecido como “sextorsão”. Uma mulher envia mensagem amorosa para o Whatsapp de um homem, com quem passa a trocar imagens íntimas para depois chantageá-lo. “A cada dia, entre 10 e 12 pessoas caem neste golpe. Tem casos de vítimas que chegam a perder até R$ 200 mil”, informa a delegada.

 

Mas estes não são os únicos golpes. Tem o do falso empréstimo, tem o da clonagem de cartão, tem o do parente com carro estragado, tem o do falso sequestro, tem o de compra e venda de veículos, tem o do anúncio de imóveis, tem o de compras pela internet e muitos outros.

 

Segundo pesquisa da Diretoria de Inteligência e Estatística (DINI) da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, 97% destes crimes não teriam ocorrido se a vítima tivesse algum conhecimento sobre os golpes. “Estamos criando uma nova unidade especializada em estelionatos e outras fraudes para reforçar a investigação. Mas a informação e a prevenção são as armas mais eficazes contra estes crimes”, alerta a delegada.

 

Para ajudar a população a se prevenir contra estes crimes de estelionato, a Polícia Civil de Santa Catarina produziu a cartilha “Proteja-se de Golpes”, com informações sobre os 17 tipos de golpes mais frequentes. Informe-se e saiba como se proteger acessando o link.

 

A campanha de prevenção da Polícia Civil conta com o apoio da Associação Amigos da Segurança Pública de Joinville e o Conselho das Entidades Empresariais, formado por ACIJ, ACOMAC, AJORPEME e CDL Joinville.

 

Como denunciar:

- Pelo telefone 181

- Pelo whatsapp (48) 98844-0011


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Em quem você votaria para Governador de SC no segundo turno?

12.0%
88.0%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp