18/01/2021 às 00h00min - Atualizada em 18/01/2021 às 00h00min

Vacinação contra covid-19 começa ainda hoje nos estados, diz Pazuello

Primeiras aplicações devem ser feitas até as 17 horas

Redação Agora Joinville
Agência Brasil
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou hoje (18) que a vacinação contra o novo coronavírus começará nos estados ainda nesta segunda-feira. Ele disse que a previsão é que a distribuição das doses da vacina com uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) ocorra até as 14 horas de hoje, e que as primeiras aplicações sejam feitas até as 17 horas.

Ao lado de governadores, Pazuello participou, nesta manhã, do ato simbólico de entrega de 4,6 milhões de doses da CoronaVac no Centro de Logística do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. As vacinas serão transportadas por via aérea para o Distrito Federal e as capitais de dez estados: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima e Santa Catarina. Também há previsão de distribuição de vacinas por via terrestre. 

Segundo o ministro, o Instituto Butantan receberá um ofício pedindo celeridade no envio da autorização à Anvisa para a produção de mais dois milhões de doses da CoronaVac. A documentação deve ser analisada até 31 de março.

Ele reforçou que os primeiros a receber as doses da vacina serão  integrantes do grupo prioritário: profissionais da saúde, idosos e indígenas. Pazuello destacou, ainda, que os cuidados com uso de máscara e álcool em gel não podem ser deixados de lado. “A vacina não determina o fim das medidas protetivas”, disse.

Primeira pessoa 

A primeira pessoa a ser vacinada recebeu o imunizante ainda no domingo, quando o uso emergencial da vacina foi aprovado pela Anvisa. Mônica Calazans, de 54 anos, é enfermeira e possui comorbidades. Ela recebeu a primeira dose da vacina Coronavac, do Instituto Butantan com a farmacêutica chinesa Sinovac, no Hospital das Clínicas, em São Paulo, ao lado do governador do estado, João Doria. 

"Estou falando agora como mulher, brasileira, mulher negra, que acreditem na vacina. Vamos pensar no monte de vidas que nós perdemos, quantas famílias nós perdemos, quantos pais, mães, irmãos. Eu quase perdi um irmão também com Covid. E diante disso é que eu tomei coragem e participei da campanha da vacina", relatou Mônica. 

Situação em Joinville

Na última coletiva de imprensa, realizada na manhã de quinta-feira (14), o prefeito de Joinville, Adriano Silva, e o Secretário da Saúde, Jean Rodrigues garantiram que a cidade está pronta para começar a vacinação. Em vídeo publicado nesse domingo (17), Adriano pediu que a população respeite as etapas e as pessoas que têm preferência para receber o imunizante.

“Já temos seringas e agulhas para vacinar os joinvilenses contemplados na primeira fase. As estruturas das nossas 53 salas de vacina também estão preparadas. Assim que o imunizante chegar, iniciaremos a vacinação imediatamente”, destacou o prefeito em um comunicado a imprensa. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

91.7%
4.2%
4.2%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp