Joinville intensifica vacinação contra febre amarela em Joinville

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde da cidade

Por Redação Agora Joinville 08/02/2019 - 08:15 hs
Foto: Divulgação
Joinville intensifica vacinação contra febre amarela em Joinville
A meta é que sejam vacinadas 300 mil pessoas, com idade entre 9 meses e 59 anos de idade

Por conta do registro da morte de primatas ocasionada por febre amarela, em Antonina, município do Paraná, vizinho a Santa Catarina, a Secretaria da Saúde está intensificando a vacinação contra a febre amarela no município. “Os macacos não transmitem o vírus, mas servem de sentinela para a aproximação da doença”, explica a enfermeira do Centro de Vigilância em Saúde, Sandrine Teuber.


A vacina contra a febre amarela está disponível em todas as unidades de saúde de Joinville. “Na idade indicada, todas as pessoas da família devem ser vacinar, se ainda não tomaram uma dose”, alerta ela. Quem já tomou não precisa se vacinar novamente, pois vale para a vida toda.


A meta é que sejam vacinadas 300 mil pessoas, com idade entre 9 meses e 59 anos de idade. As ações estão sendo organizadas nos postos de abrangência dos distritos Norte, Sul e Centro, conforme suas demandas.


Conforme orientação do Centro de Vigilância em Saúde, as unidades de saúde estão esclarecendo sobre a importância da vacina para quem comparece nos postos. Também estão sendo promovidas ações extramuros, ou seja, em empresas e locais onde haja interesse de promover vacinação de grupos.


A vacina também é uma exigência em alguns países. “Mas quem tiver viagem programada deve prestar atenção de que é necessário tomar a dose 10 dias antes, tempo necessário para a pessoa estar devidamente protegida”, lembra Sandrine.


Ações especiais nas unidades de saúde


- Neste sábado, 9 de fevereiro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Nova, do Distrito Norte, estará aberta das 8 às 17 horas para vacinação, e também para consultas agendadas.


- No Distrito Sul, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jarivatuba abrirá no dia 16 de fevereiro, das 8 às 12 horas.


- A UBS Floresta também estará aberta no dia 16 de fevereiro, das 8 às 17


- A UBSF Boehmerwald 1 e a UBS Floresta abrirão no dia 23 de fevereiro, sábados, das 8 às 17 horas.


- No dia 23 de fevereiro (sábado), a UBSF Itinga Continental também estará aberta, das 8 às 17 horas, para atendimento voltado à vacina, digitação de Carteira de Vacina e renovação das receitas.


Contraindicações


A vacina não deve ser tomada por: crianças menores de 9 meses de idade, mulheres amamentando crianças menores de 6 meses de idade, pessoas com alergia grave ao ovo, que vivem com HIV e que têm contagem de células CD4 menor que 350, em tratamento de quimioterapia/radioterapia, portadoras de doenças autoimunes e submetidas a tratamento com imunossupressores (que diminuem a resposta imunológica).