22/11/2021 às 16h45min - Atualizada em 22/11/2021 às 16h45min

Prefeitura abre matrículas para alunos novos no ensino fundamental na rede municipal

O sistema permanece aberto até o fim de 2022

Redação Agora Joinville
Prefeitura de Joinville
Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville

Nesta segunda-feira (22), foi aberto o processo de matrículas para alunos novos do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Joinville. É o momento para os responsáveis por crianças e adolescentes que estavam em escolas da rede particular ou estadual, ou que estão vindo de outras cidades, realizarem o cadastro para buscar uma vaga em uma Escola Municipal. O sistema de pré-matrículas foi disponibilizado às 9 horas e permanece aberto até a oferta de vagas para alunos novos do ano letivo seguinte, no fim de 2022.

 

Neste momento, as matrículas são para estudantes do 1º a 9º ano do Ensino Fundamental. Para ingressar no 1º ano, a criança deverá completar seis anos até 31 de março. Para crianças de 4 e 5 anos que frequentarão o 1º e o 2º Período da Educação Infantil em 2022, as matrículas terão início em 1º de dezembro.

 

Para realizar a inscrição, os pais ou responsáveis devem acessar o sistema, preencher com as informações solicitadas e selecionar a unidade pretendida dentro das opções disponíveis. Após a conclusão do cadastro, há um período de três dias úteis para a entrega presencial dos documentos na secretaria da escola escolhida. Caso a entrega não ocorra neste prazo, a solicitação será cancelada automaticamente e será necessário acessar o sistema para iniciar o processo desde a primeira etapa. Famílias que não têm acesso à internet podem dirigir-se à Escola Municipal mais próxima da residência.

 

A reserva de vaga é feita por ordem de acesso e as vagas são ocultadas do sistema na medida em que são preenchidas. O critério utilizado para definição da unidade onde o estudante será matriculado é o zoneamento, realizado a partir de um mapa criado pelo Governo do Estado, que determina a escola preferencial para cada rua da cidade. 

 

O aluno só não ingressará na escola definida pelo zoneamento se não houver mais vagas disponíveis e, neste caso, o Sistema Eletrônico de Matrícula mostrará a outra unidade mais próxima da residência. Se a distância entre a casa e a escola for superior a 3 quilômetros, a Secretaria de Educação disponibiliza passagem de ônibus (para área urbana) e transporte escolar (para alunos de escola rural). Alunos com deficiência (comprovadas com laudo médico) serão matriculados na unidade escolar mais próxima da residência, independentemente da disponibilidade de vagas.

 

Confira os documentos necessários para efetivar a matrícula:

- Dos pais ou responsáveis:

Cadastro de Pessoas Física (CPF)

Documento de identificação com foto (como RG, ou CNH, ou outro documento válido)

Comprovante de residência (como conta de água, ou de luz, ou outro comprovante válido, dos últimos 3 meses)

No caso de imóveis alugados, apresentar cópia do contrato de aluguel

No caso de imóveis cedidos, apresentar declaração de imóvel cedido com assinatura do proprietário reconhecida em cartório acompanhada de documentação de identificação do mesmo (original e cópia simples), juntamente com um comprovante de água ou luz

Declaração de guarda emitida pelo Juizado da Infância e Juventude para as crianças que não convivem com os pais

 

- Do aluno:

Certidão de Nascimento

Cadastro de Pessoa Física - CPF (obrigatório)

Declaração de vacinas atualizadas e Cartão SUS

Histórico escolar, com informação da aprovação do aluno

Atestado de frequência, quando transferido, e no prazo máximo de trinta dias deverá entregar o processo de transferência (histórico escolar)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a eleição para governador de SC fosse hoje, em quem você votaria?

8.7%
9.7%
65.0%
2.9%
0%
0%
0%
0%
1.0%
3.9%
3.9%
4.9%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp