12/11/2021 às 10h10min - Atualizada em 12/11/2021 às 10h10min

Turistas ganham nova ferramenta digital para conhecer Joinville

Projeto disponibiliza um aplicativo e leitura de QR codes em placas de sinalização

Redação Agora Joinville
Prefeitura de Joinville
Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville

A partir de agora, o turista que chegar em Joinville encontra ferramentas digitais em pontos turísticos para receber informações pelo celular. O projeto disponibiliza um aplicativo, mas também há a possibilidade de fazer a leitura do QR Code nas placas de sinalização.

 

“O turismo no mundo inteiro é cada vez mais uma experiência que começa no ambiente digital. As pessoas quando vão buscar informações, procurar atrativos, hotelaria sempre vão primeiro no on-line. Ao aderir ao programa, estamos reforçando a presença digital de Joinville e garantindo que cada vez mais o visitante que queira ter esse tipo de experiência encontre um ambiente adequado”, afirma o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth.

 

A ferramenta leva o nome de Smart Tour e faz parte do programa “Cidade Empreendedora”, iniciativa do Sebrae e da Prefeitura. Além de interagir com quem visita Joinville, o sistema também gera dados do perfil dos visitantes. 

 

“A iniciativa do Smart Tour é tornar Joinville um destino inteligente, com ferramentas, usando a tecnologia e também tornar essa experiência do turismo mais interativa e divertida. Pelo programa, a gente consegue fazer um banco de dados dos nossos turistas e fornecer informações do lugar que ele está visitando. Estimulamos a buscar outros locais interessantes para serem visitados em Joinville”, complementa a diretora executiva da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Francine Olsen.

 

O Smart Tour funciona assim: é possível baixar o aplicativo TagCity no smartphone, habilitar o bluetooth em até 70 metros de determinado atrativo e os beacons estabelecidos irão passar as informações e sugestões. Há a possibilidade também de fazer a leitura do QR Code nas placas de sinalização instaladas nos pontos turísticos, sem necessidade de uso do aplicativo, utilizando apenas a câmera do celular.

 

“Quanto mais presença tivermos, mais interatividade, mais informação de fácil acesso vamos poder dispor para esse turista, para que ele fique mais satisfeito com a nossa cidade. Joinville tem muito conteúdo turístico, muitas atrações e a gente precisa que essa informação chegue aos visitantes”, explica Francine.

 

Os seguintes pontos estão com a nova ferramenta: pórtico da Rua XV de Novembro Cemitério do Imigrante, Rua das Palmeiras, Centreventos Cau Hansen e Parque Porta do Mar. A intenção é estender a tecnologia para outros pontos turísticos. 

 

“Este é um programa que acontece de forma inicial, com cinco atrativos que escolhemos. Essa etapa vai nos dar um feedback quanto a adesão das pessoas. A partir disso, faremos uma avaliação para ampliar o programa com outros atrativos”, informa Gassenferth.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a eleição para governador de SC fosse hoje, em quem você votaria?

7.9%
9.0%
67.4%
2.2%
0%
0%
0%
0%
1.1%
3.4%
4.5%
4.5%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp