09/11/2021 às 09h10min - Atualizada em 09/11/2021 às 09h10min

Tradicionalistas pedem apoio para realização da Semana Farroupilha em Joinville

Centreventos Cau Hansen deve ser uma das sedes da próxima edição do evento

Redação Agora Joinville
Câmara de Vereadores
Foto: Mauro Artur Schlieck/Divulgação

A Comissão de Economia da Câmara de Vereadores de Joinville recebeu coordenadores da Semana Farroupilha e representantes da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) para debater formas de apoio ao evento tradicional da cultura gaúcha. Na reunião, a Secretaria de Turismo e Cultura assegurou apoio à festividade e reservou o Centreventos Cau Hansen para ser uma das sedes da próxima edição do evento, em setembro de 2022.

 

Os vereadores que compõem a Comissão Economia intermediaram o encontro e provocaram os tradicionalistas presentes no plenário para que esclarecessem as demandas da organização da Semana Farroupilha. O evento da cultura gaúcha é comemorado, anualmente, de 13 e 20 de setembro.

 

Presidente da comissão, Diego Machado (PSDB) analisou que a Semana Farroupilha poderia ser melhor apoiada pela Prefeitura de Joinville. Já Sidney Sabel (DEM) avaliou que se a Prefeitura "não atrapalhar já está ajudando".

 

Henrique Deckmann (MDB) opinou que a Semana Farroupilha não precisa de ajuda. Para o parlamentar, o evento precisa de "respeito e consideração".

 

Semana Farroupilha no Cau Hansen

Para o membro do grupo tradicionalista Rompendo Fronteiras, Marcio Tomazini, ter um local mais central para receber o evento, como o Centreventos Cau Hansen, seria um "sonho". Na opinião de Tomazini, o evento na forma itinerante e longe do centro compromete a realização. Conforme relatos dos organizadores, em geral, a Semana Farroupilha em Joinville tem os eventos restritos à área rural do município.

O secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth, assumiu compromisso de apoio da secretaria para o evento, mas cobrou comprometimento dos organizadores para que tragam o evento para a área central de Joinville. Segundo Guilherme, é uma medida para atingir novos públicos.

 

No plenário, durante a reunião, Guilherme reservou o Centreventos Cau Hansen, no período de 13 a 20 de setembro de 2022, para que o espaço possa abrigar algum evento da festa no próximo ano. O secretário ressaltou que a definição das datas a serem usadas, dentro do período, ainda poderá ser discutida.

 

Outras demandas

Coordenador da Semana Farroupilha em Joinville, Silvio Meyer destacou os campos do evento em que a Prefeitura poderia dar apoio, como serviço de som, shows, banheiros, premiações, palcos e lonas.

 

Um dos tradicionalistas presentes no plenário, Fernando Conink apontou a dificuldade financeira como um dos problemas para a realização dos eventos da Semana Farroupilha. De acordo com Conink, há custos para o preparo de refeições, na realização dos eventos de dança, nos fretamentos de participantes e nas premiações de dança e de laço.

 

Outro tradicionalista presente na reunião, Júnior Duarte falou que a Semana Farroupilha em Joinville precisa de ajuda e salientou que o evento não possui fins lucrativos.

 

Sobre essas demandas, o responsável pela Secult sugeriu a captação de recursos via Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec).

 

Guilherme também acenou para a possibilidade de auxiliar a legalização de canchas de laço localizadas no município. Segundo Diego Machado, há em Joinville muitos desses espaços, destinados para a prática de laçadores, que precisam da legalização para não terem problemas com a fiscalização.

 

Nova reunião

Além do encaminhamento para trazer evento da Semana Farroupilha para o Centro de Joinville, a comissão propôs uma nova reunião sobre o tema para o mês de janeiro. A intenção de Diego Machado é tratar o tema de forma mais concreta. O presidente da comissão também sugeriu que a coordenação da Semana Farroupilha elabore um ofício com as demandas do evento para ser entregue para a Secult.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a eleição para governador de SC fosse hoje, em quem você votaria?

8.0%
9.1%
67.0%
2.3%
0%
0%
0%
0%
1.1%
3.4%
4.5%
4.5%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp