05/11/2021 às 11h25min - Atualizada em 05/11/2021 às 11h25min

Associação das Letras promove 9º Encontro Catarinense de Escritores e Leitores durante a 17ª Feira do Livro

Iniciativa fará tributo a Carlos Drummond de Andrade

Redação Agora Joinville
Assessoria de Imprensa
Foto: Feira do Livro de Joinville/Reprodução

A 17ª Feira do Livro de Joinville, que será realizada de 5 a 14 de novembro no Expocentro Edmundo Doubrawa, vai receber o 9º Encontro Catarinense de Escritores e Leitores. A iniciativa é da Associação das Letras, que fará um tributo a Carlos Drummond de Andrade com o tema "Acordes de Poesia Acordam a Memória". 

 

O encontro tem ações programadas para os dias 6, 7 e 12. Além de palestras, declamações poéticas, oficina de poesias e diversas falas com inspiração em Drummond de Andrade, a Associação das Letras fará sessões de autógrafos na praça central do Expocentro e prestará homenagens a cinco escritores joinvilenses que morreram durante a pandemia: Fátima Cardoso, Wilson Gelbcke, Aron Gottfried Slutzky, Altair Martins da Silva e Fernando José Karl.

 

O primeiro dia do 9º Encontro Catarinense de Escritores e Leitores será no sábado (6). Às 9h, a presidente da Associação das Letras, Simone Nascimento Silva, e autoridades da Educação e Cultura vão abrir o evento. Às 10h será a palestra "Drummond Poesia Corporal e Irônica", com o professor-doutor Cristiano Perius, que retorna ao palco no dia seguinte, no mesmo horário.

 

A Associação das Letras também abrirá espaço no 9º Encontro para alunos da Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho, que farão declamações poéticas de Drummond, e para a apresentação de um trio musical formado pelos jovens Edu, Felipe e Pedro.

 

Pensando na saúde de escritores e leitores, a associação convidou o professor de Educação Física Cristiano Berezoski para falar sobre a relação entre exercícios e imunidade. Cristiano também contará sua experiência com um projeto que realizou em Angola (África) e deseja transformar em livro - que talvez possa ser lançado na próxima edição da feira. 

 

Mestre das crônicas

A presidente da Associação das Letras, Simone Nascimento Silva, comemora o retorno da Feira do Livro de forma presencial, após um triste período de pandemia, e o fato de o 9º Encontro Catarinense de Escritores e Leitores fazer parte dela. "Neste ano faremos um tributo ao grande poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade. Em sua homenagem teremos a palestra do professor-doutor em Filosofia Cristiano Perius, cuja tese de doutorado teve como título 'O sentimento do mundo, o corpo na poesia de Carlos Drummond de Andrade", informa Simone.

 

"Ouviremos ainda declamações poéticas nas vozes de estudantes e vídeos serão apresentados falando das crônicas de Drummond. Temos um quarteto de ouro (Milton Maciel, Donald Malschitzky, Hilton Görresen e Jura Arruda) que irá falar e discutir sobre 'Ciao', a última crônica que Carlos Drummond escreveu", acrescenta.

 

Publicada em 1984, "Ciao" colocou um ponto final na parceria de 15 anos entre Drummond e o Jornal do Brasil, após 2.300 textos publicados. "Drummond é, de fato, um grande escritor brasileiro. A curadora da feira, Maria Antonieta Antunes Cunha, já havia dito em uma de suas palestras que 'a crônica é essencialmente nossa, um gênero brasileiro', do qual Drummond é mestre", afirma a presidente da associação. 

 

O encontro quer lembrar Carlos Drummond de Andrade de várias formas, por isso também será apresentado um vídeo de arte cênica sobre o poeta com comentários literários do escritor David Gonçalves, que teve o privilégio de conversar com Drummond. 

 

Simone cita outro destaque do encontro: "Vamos homenagear cinco amigos que partiram durante a pandemia e em nome deles externar nossos sentimentos de pesar por todos os escritores que se foram, destacando para suas famílias que eles estarão sempre vivos em nossos corações".

 

Literatura ao alcance de todos 

"A Associação das Letras carrega a missão de fomentar a literatura local e brasileira, e neste 9º Encontro queremos levar a literatura ao alcance de todos, de forma aberta e gratuita", afirma Simone. Ela faz um pedido aos pais que forem à Feira do Livro: "Que façam suas compras de Natal pensando em promover a leitura para os seus filhos." 

 

O 9º Encontro Catarinense de Escritores e Leitores terá intensa programação no sábado (6), domingo (7) e sexta-feira (12). Nos demais dias da feira, a Associação das Letras receberá escritores e leitores em seu estande.

 

 

Link para inscrição no 9º Encontro Catarinense de Escritores e Leitores:

https://www.sympla.com.br/ix-encontro-catarinense-de-escritores-e-leitores__1398838

 

 

Confira a programação completa do 9º Encontro Catarinense de Escritores e Leitores

Dia 6 de novembro - sábado

9h - Abertura do IX ENCONTRO CATARINENSE DE ESCRITORES E LEITORES.

Fala da presidente da Associação das Letras, Simone Nascimento Silva, e autoridades da Educação e Cultura.

 

9h45 - Vídeo de MARIA ANTONIETA ANTUNES CUNHA, curadora da Feira do Livro, sobre as Crônicas de Carlos Drummond de Andrade.

 

10h - Palestra com o professor-doutor CRISTIANO PERIUS.

TEMA da palestra: DRUMMOND POESIA CORPORAL E IRÔNICA. A poesia de Carlos Drummond de Andrade pode ser iluminada pelo "sentimento do mundo".

 

11h - Declamação poética no palco. Alunos da Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho declamam o poemas de Carlos Drummond de Andrade e interagem com a plateia.

 

11h30 - Homenagem ao escritor e poeta Fernando José Karl, na voz das escritoras Silvana Beeck Stival e Mariane Eggert Figueiredo.

 

12h - Homenagem ao escritor Aron Gottfried Slutzkt, na voz da escritora Inês Pozzagnolo.

 

16h - SESSÃO DE AUTÓGRAFOS NA PRAÇA com os escritores da Associação das Letras: Andrea Borges, Ana Janete, Ana Simões, David Gonçalves, Donald Malschitzky, Jura Arruda, Ines Pozzagnolo, Mário César, Marlete Cardoso, Milton Maciel, Norma Rathunde, Silvana Stival, Simone Nascimento, Valerio Mattos e outros escritores associados. 

 

17h - Oficina de poesias no estande dos escritores - A partir da poesia de Drummond os escritores e demais amigos da Feira do Livro são convidados a escrever, desenhar e pintar.

 

18h - Crônicas de Carlos Drummond de Andrade e crônicas autorais. Palestrantes: Hilton, Donald e Jura Arruda. 

 

Dia 07 de novembro - domingo

9h - Homenagem ao escritor Wilson Gelbcke, na voz da escritora Ana Simões.

 

9h30 - Vídeo: Monólogo As (in) Purezas (AS IMPUREZAS DO BRANCO) de Carlos Drummond. Trabalho cênico demonstrando afetos e emoções em relação aos cidadãos de Itabira.

Comentado pelo escritor DAVID GONÇALVES.

 

10h - Palestra com o professor-doutor CRISTIANO PERIUS.

Tema da palestra: DRUMMOND E O ENGAJAMENTO LITERÁRIO

 

11h - Momento musical e trovas: Silvana Beeck Stival, Luiz Antônio e amigos convidados:  Eduardo, Pedro e Felipe - trio musical jovem, e professor/músico Marcos Travassos, conhecido como Marquinhos Batera.

 

14h - Palestra com o professor de Educação Física Cristiano Berezoski Schattschneider.

Tema: Relação entre exercícios, imunidade e educação abordando experiência em Angola/África.

 

15h - Homenagem à escritora Fátima Cardoso na voz das escritoras Bernadete Costa e Marlete Cardoso.

 

15h30 - Homenagem ao escritor Altair Martins da Silva, na voz da escritora Albertina Camilo.

 

16h - SESSÃO DE AUTÓGRAFOS NA PRAÇA com os escritores: Andrea Borges, Ana Janete,  Ana Simões, Bernadete Costa, David Gonçalves, Donald Malschitzky, Jura Arruda, Ines Pozzagnolo, Mário César, Marlete Cardoso, Milton Maciel, Norma Rathunde, Silvana Stival, Simone Nascimento, Valério Mattos, Nilson Monteiro e escritores associados.

 

Exposição no estande dos escritores: fotografias dos escritores homenageados, com trechos de seus textos/poemas. 

 

Dia 12 de novembro - sexta-feira

18h - Oficina de crônica do escritor HILTON GÖRRESEN - Contrapartida do projeto cultural aprovado pelo Simdec. Local: estande dos escritores. Traga a sua caneta e venha escrever conosco.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a eleição para governador de SC fosse hoje, em quem você votaria?

7.9%
9.0%
67.4%
2.2%
0%
0%
0%
0%
1.1%
3.4%
4.5%
4.5%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp