01/11/2021 às 08h40min - Atualizada em 01/11/2021 às 08h40min

Joinville institui Programa Bebê Precioso como Política Pública do município

O projeto atende todas as crianças que precisam de atendimento em UTI Neonatal após o nascimento

Redação Agora Joinville
Prefeitura de Joinville
Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde (SES), instituiu o Programa Bebê Precioso como Política Pública do Município, conforme estabelecido pela Portaria no 298/2021.

 

Em atividade desde 2009, o Programa Bebê Precioso atende a todas as crianças que, após o nascimento, precisam de atendimento em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal.

 

O acompanhamento é realizado até um ano de idade e atende a critérios específicos. Entre eles, estão: bebês nascidos com peso inferior a 1,5 quilograma, com idade gestacional inferior a 33 semanas, que apresentam má formação congênita, quadro grave de septicemia, que precisam de ventilação mecânica e portadores de outros agravos, como meningite e infecções do sistema nervoso central.

 

Ao se tornar Política Pública do Município, o Programa Bebê Precioso será ampliado e passará a contar com equipe profissional multidisciplinar, que inclui médico pediatra, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, enfermeiro, nutricionista, assistente social, equipe administrativa e profissional capacitado em Práticas Integrativas e Complementares (PICS).

 

Além disso, a nova classificação vai ajudar a viabilizar a reforma do Centrinho Prefeito Luiz Gomes, Unidade onde está centralizado o atendimento do Programa Bebê Precioso, garantindo melhor qualidade de assistência às crianças e seus familiares.

 

“Vamos correr atrás de financiamento para poder manter e ampliar a estratégia. Vamos garantir orçamentariamente a aquisição de insumos e materiais, incluindo medicamentos e leites especiais. Também vamos oferecer um ambiente mais adequado para os atendimentos com a reforma do Centrinho, que abriga diversos programas especiais, inclusive o Bebê Precioso”, afirma o secretário da Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva.

 

Para a médica pediatra da SES, Fatima Mucha, a medida representa um avanço e o fortalecimento da iniciativa que já é referência no Estado de Santa Catarina, com o acompanhamento de crianças egressas da UTI Neonatal.

 

“Vamos conseguir dar todo o suporte que esses bebês precisam para crescer saudáveis e terem seu desenvolvimento em maior potencial. É oportunizar que o crescimento deles se desenvolva ao máximo, de acordo com o que se permite dentro da sua condição”, comemora.

 

Atualmente, 1.313 crianças já foram atendidas pelo Programa Bebê Precioso, desde a sua criação. De acordo com dados da SES, anualmente, nascem cerca de 150 bebês com critérios estabelecidos pelo programa. Esse número representa aproximadamente 2% dos nascidos vivos do município, em hospitais das redes pública e particular.

 

Segurança e esperança

Pesando apenas 950 gramas, o pequeno Gabriel da Silva Figueiredo nasceu com 25 semanas de gestação. Ficou mais de 70 dias na UTI Neonatal, sete dias entubado e durante 30 dias precisou respirar com ajuda de aparelhos.

 

Uma semana após a alta, foi acolhido pelo Programa Bebê Precioso e continua sendo assistido com a realização de duas sessões semanais de fisioterapia e acompanhamento médico mensal.

 

Para a mãe do bebê, Marciana da Silva Figueiredo, além de estimular o desenvolvimento saudável de Gabriel, o programa vem ajudando a família a superar os desafios com mais segurança.

 

“No começo tive muito medo de perdê-lo, mas os profissionais ofereceram muito apoio e orientações que deram mais segurança quando fomos para casa. Quando ele saiu do hospital, ainda era muito pequeno, pesava apenas dois quilos, se afogava com o leite e com os remédios que precisava tomar. Hoje somos felizes com o apoio que recebemos sempre que precisamos”, relata Marciana.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a eleição para governador de SC fosse hoje, em quem você votaria?

7.9%
9.0%
67.4%
2.2%
0%
0%
0%
0%
1.1%
3.4%
4.5%
4.5%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp