Você acha o Google Analytics uma ferramenta potente para análise comportamental dos usuários no site? Então, Google Search Console é o caminho para entender como os seus usuários chegam até seu site.
Ele permite que você visualize como o Google está enxergando seu site, possibilitando que você faça as otimizações que são necessárias para aumentar o tráfego.
Com a informação abundante, como estamos recebendo diariamente, até mesmo o nome da ferramenta foi alterado, para contemplar e englobar todas as suas funcionalidades, evitando o linguajar mais técnico. Que acabava afastando os usuários.
Para que o entendimento fique mais simples, criamos um artigo especial. Veja a seguir!
O Google Search Console é uma ferramenta Google, que é disponibilizada de forma gratuita. A mudança do nome, para o atual (que conhecemos), ocorreu em 2015, onde a ferramenta se chamava Webmaster Tools.
Já em 2018, ele foi repaginado e ganhou uma versão beta, permitindo a inclusão de outras ferramentas na nova versão repaginada.
Essa mudança de nome e imagem da ferramenta, foi para que ela fosse mais abrangente, permitindo que todos os usuários pudessem usufruir de seus benefícios, e não apenas os profissionais da área.
Ele é uma plataforma que auxilia o gerenciamento de sites, permitindo o acompanhamento da visibilidade das páginas através do buscador.
Falando de uma forma mais simples, ele garante que o site seja indexado e encontrado corretamente, nas buscas realizadas pelos seus clientes.
Para entender o funcionamento dessa ferramenta, é importante aprofundar os conhecimentos, pois estamos falando de uma plataforma complexa, e com inúmeras opções e funcionalidades, prontas para auxiliar no desenvolvimento de e-commerce.
De uma forma resumida, o Google Search Console possui ferramentas para o gerenciamento do tráfego, e geração de relatórios que auxiliam na busca por problemas que estejam acometendo seu site.
Possibilitando uma resolução rápida, e garantindo que seu público-alvo encontre o seu site. Na prática, é possível obter as seguintes melhorias:
Existem diversos tutoriais explicando todo o processo, mas preparamos um passo-a-passo simples e direto, para que você possa fazer a instalação da forma mais simples possível.
Neste momento, sua propriedade está confirmada e a ferramenta está devidamente instalada e em pleno funcionamento.
Por ser uma ferramenta que traz um conjunto de ferramentas que permitem ao usuário acompanhar a evolução do seu site, ele informa ao usuário:
Com todos esses pontos em mente, agora vamos entender quais são os princípios considerados como básicos, porém essenciais para essa plataforma.
É importante que você saiba exatamente como o seu site está sendo indexado pelo Google, e a rastreabilidade das visitas, para que tenha ciência de onde está partindo seus usuários, e montar uma estratégia direcionada para eles.
Para criar sites, é necessário ter em mente, que após a criação, o acompanhamento é que fará a diferença do sucesso do seu negócio, independente do segmento.
Os relatórios gerados pelo Search Console são úteis, e servem para mostrar de uma forma muito prática, quais são os incidentes que o seu site está enfrentando naquele momento, e quais são as alterações necessárias para sua resolução.
Mas para que isso realmente funcione, é necessário a partir das informações em mãos, atuar de forma ágil, garantindo o restabelecimento das funcionalidades atingidas, no menor tempo possível.
Ao ter acesso a dados relevantes, como os que são gerados pela plataforma, é importante que a informação seja trabalhada, garantindo que novos incidentes não ocorram ou que aquele que já detectado, não se torne um problema ainda maior.