Período para manutenção dos túmulos nos cemitérios de Joinville é definido

No Dia de Finados, 2 de novembro, não será permitido limpeza dos túmulos, apenas a visitação e atos religiosos

Por Redação Agora Joinville 11/10/2018 - 14:24 hs
Foto: Divulgação

Com a aproximação do Dia de Finados, em 2 de novembro, sexta-feira, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville (Sama), responsável pela manutenção dos cemitérios municipais, definiu o prazo até o dia 30 de outubropara a realização dos trabalhos de limpeza, manutenção e benfeitorias das sepulturas. 

A partir do dia 31 de outubro, os cemitérios estarão abertos somente para visitação e ornamentação dos túmulos. No feriado de 2 de novembro será permitida apenas a visitação e atos religiosos no período das 7 às 18 horas.

A Prefeitura de Joinville administra, em toda cidade, dez cemitérios municipais. Os maiores são o Municipal (Atiradores), Nossa Senhora de Fátima (João Costa), São Sebastião (Iririú) e Dona Francisca (Santo Antônio).

A manutenção dos túmulos é uma responsabilidade dos proprietários de túmulos, cabendo à Secretaria de Meio Ambiente a manutenção dos espaços comuns. Nesse período que antecede o Dia de Finados a recomendação é que as pessoas façam a manutenção dos túmulos e descartem o lixo nos coletores.

Areia para vasos

Uma das providências tomadas pela Prefeitura é a disponibilização de areia para serem colocadas nos pratos de vasos de flores para evitar o acúmulo de água onde podem se proliferar insetos, principalmente o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. 

Haverá também banheiros químicos extras. A Gerência de Permissões e Concessões estima que no Dia de Finados devem visitar os cemitérios municipais de 180 a 200 mil pessoas. Nos dias de maior movimentação a coleta do lixo será diária.