06/01/2021 às 12h38min - Atualizada em 07/01/2021 às 13h37min

Projeto incentiva a leitura em Santa Catarina

Neste 7 de janeiro, Dia do Leitor, iniciativa reforça a troca colaborativa e gratuita de livros nas lojas do Fort Atacadista

SALA DA NOTÍCIA Davi Paes e Lima
Em tempos de isolamento social, o hábito da leitura pode ser uma boa alternativa para entreter, tirar o foco da pandemia e, claro, absorver novos conhecimentos. Os apaixonados pela literatura contam, inclusive, com uma data comemorativa no calendário nacional: nesta quinta-feira, 7 de janeiro, é comemorado o Dia do Leitor. A boa notícia é que a pandemia mudou a rotina no mundo inteiro e a leitura ganhou força nos lares brasileiros. De acordo com dados divulgados pelo Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2020, a comercialização de livros e e-books aumentou: a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil registrou aumento de 50% de vendas, em um comparativo com o ano de 2019.

Para quem não tem acesso ou recursos financeiros para aproveitar e viajar nas aventuras de um bom livro, uma boa dica é aproveitar projetos que incentivam a leitura compartilhada. Em Santa Catarina, o projeto “Leitura Fort”, em vigor em todas as lojas da rede Fort Atacadista, incentiva o prazer pela leitura por meio da doação de livros. “É um espaço colaborativo, para as pessoas encontrarem livros do seu interesse, levarem para casa e depois devolverem ou contribuírem com doações de outras obras. Na época que vivemos, em que as pessoas estão mais em casa, o hábito de leitura pode ajudar a enfrentar tantas adversidades”, explica Leandro Hommerding, gerente regional de marketing do Fort Atacadista.



O “Leitura Fort” funciona através de uma casinha de madeira instalada logo na entrada das lojas do Fort, com o intuito de funcionar como uma biblioteca livre. A iniciativa tem como inspiração o Casinha da Cultura, projeto que nasceu na cidade de Chapecó, no Oeste catarinense, pelas mãos da apaixonada por literatura Maria Cristina Breda Canal e seu marido, o marceneiro Irno Merlo.

O público em geral pode participar da iniciativa em qualquer uma das lojas da rede – são 31 unidades somente em SC. Para garantir o bem-estar de todos, todos os livros doados e depositados nas casinhas são higienizados.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

91.3%
6.0%
2.7%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp