08/10/2021 às 10h11min - Atualizada em 08/10/2021 às 10h11min

Rede Feminina de Combate ao Câncer participa de tribuna livre na Câmara de Vereadores

Tema central da participação foi o diagnóstico precoce de câncer de mama

Redação Agora Joinville
Câmara de Vereadores
Foto: Mauro Artur Schlieck/Divulgação

A tribuna livre da sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta quarta-feira (6) recebeu representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC). Na tribuna, a rede defendeu a importância das formas de prevenção ao câncer e apresentou as ações realizadas pela entidade. Após a apresentação, no momento destinado aos partidos políticos, os vereadores parabenizaram o trabalho da RFCC.

 

O diagnóstico precoce foi o tema central da participação da RFCC. Membro do conselho consultivo da rede, Elisabete Fischer falou sobre os cuidados com o câncer de mama, de colo de útero e de vulva. Ela destacou que, sobre o câncer de mama, é recomendado que mulheres acima de 40 anos de idade façam o exame anualmente.

 

Presidente da RFCC, Maria de Lourdes Fricagna destacou as ações realizadas pela rede para angariar doações. Entre os eventos está uma feijoada que terá drive-thru no dia 23 de outubro. Já Elisabete pontuou que a RFCC recebe poucas doações de empresários e que, para ajudar nas arrecadações, vende canecas, camisetas, laços e livros.

 

Conforme as oradoras, a RFCC atua em Joinville há 41 anos e neste tempo atendeu mais de 100 mil mulheres. Atualmente a rede conta com o trabalho de 40 trabalhadores voluntários.

 

Palavra Livre

Os vereadores usaram o espaço destinado ao partido para comentar a apresentação da RFCC. No início das falas, cada vereador parabenizou o trabalho realizado pela RFCC em Joinville.

 

Cassiano Ucker (Cidadania) comentou que o diagnóstico precoce de câncer interfere positivamente na vida das pessoas. O vereador pediu para que mulheres tenham cuidado todos os meses do ano.

 

Alisson (Novo) relatou que a mãe dele foi salva de câncer por conta do diagnóstico precoce.

 

Ana Lucia (PT) pediu doações para a Rede, em especial a doação de cabelos para a produção de perucas. A parlamentar comentou que o tema pode parecer bobagem, mas para as mulheres, isso afeta a autoestima. Ela completou que estar bem emocionalmente ajuda no tratamento.

 

Outubro Rosa na CVJ

Durante o mês de outubro o prédio da Câmara de Vereadores de Joinville está com iluminação rosa, em alusão ao mês de conscientização para o controle do câncer de mama.

Ainda nas sessões ordinárias do mês, serão apresentados vídeos educativos sobre o tema. A partir do dia 18 de outubro, a Rede Feminina de Combate ao Câncer fará uma exposição, no hall de entrada da CVJ, sobre o câncer de mama.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

93.0%
5.2%
1.9%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp