08/10/2021 às 08h36min - Atualizada em 08/10/2021 às 08h36min

Prefeitura de Joinville abre cadastro para alunos novos de 0 a 3 anos nos CEIs

Primeira etapa ocorre de forma on-line e presencial até dia 18 de outubro

Redação Agora Joinville
Prefeitura de Joinville
Foto: Mauro Artur Schlieck/Divulgação

O processo de matrículas para crianças de 0 a 3 anos que ingressarão como alunos novos nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Rede Municipal de Joinville começou nesta quinta-feira (7). O cronograma envolve cadastro, matrículas e pedidos de transferência dos alunos desta faixa etária. A primeira etapa ocorre de forma on-line e presencial até 18 de outubro, com a divulgação do quadro de vagas e o preenchimento de informações sobre a criança no sistema da Secretaria de Educação de Joinville. A partir de 20 de outubro, ocorrem as etapas classificatórias.

 

A criança deve ter quatro meses completos para ingressar no Centro de Educação Infantil no início do ano letivo de 2022. Estas vagas são para Berçário 1 e 2 e para Maternal 1 e 2, e podem ser inscritas crianças que terão até três anos, onze meses e vinte e nove dias no início do ano letivo de 2022.

 

O quadro com as vagas disponíveis para cada CEI e para as escolas que mantêm turmas de educação infantil foi disponibilizado às 8 horas desta quinta-feira, e o cadastro para aplicação das informações, aberto às 9 horas, ambos no site oficial da Prefeitura de Joinville. Para ter acesso a estas informações, basta acessar o joinville.sc.gov.br, clicar em “Educação”, depois em “Educação Infantil de 0 a 3 anos” e na sequência escolher “efetuar matrícula na educação infantil de 0 a 3 anos”. É possível clicar diretamente neste link também.

 

Para famílias que não têm acesso à internet, há opções de horários para cadastro presencial nos Centros de Educação Infantil e em 39 escolas (selecionadas para contemplar todas as regiões da cidade).

 

A data limite para preenchimento do cadastro para quem deseja participar da primeira classificação é 18 de outubro, até às 23h59min. A partir deste horário, as inscrições registradas serão encaminhadas para as etapas seguintes de pré-classificação.

 

Depois de ler o edital, os responsáveis devem preencher a ficha do cadastro com todas as informações solicitadas. Estas informações serão verificadas por meio de documentação na etapa de pré-classificação.

 

Para concorrer às vagas para o ano letivo de 2022, todas as famílias deverão realizar inscrição, mesmo se já possuírem cadastro realizado para tentar uma vaga para o ano letivo de 2021. Nestes casos, é necessário realizar um novo cadastro e gerar uma nova inscrição.

 

Cada criança poderá ser inscrita em até quatro unidades de ensino, e escolher até dois turnos (integral, matutino ou vespertino). Esta inscrição não é uma garantia de matrícula: é por meio dela que os cadastros serão classificados para o preenchimento das vagas disponíveis nas unidades de ensino, conforme os critérios de prioridade estabelecidos em edital. A classificação é feita de forma automática após inclusão dos dados no sistema, gerando um Índice de Classificação.

 

Pré-classificação

A divulgação da primeira lista de pré-classificação será feita em 20 de outubro. Os familiares terão os dias 21, 22, 25 e 26 de outubro, entre 8 e 11 horas e entre 14 e 17 horas, para entregarem a documentação solicitada na unidade escolar onde a criança foi pré-classificada. Esta documentação será analisada por uma comissão formada em cada escola pelo diretor da unidade, um professor, dois representantes da Associação de Pais e Professores e um agente de saúde ou representante da comunidade. 

 

A divulgação da lista final de classificados será em 9 de novembro, no site da Prefeitura de Joinville. Se o nome do aluno constar nesta lista, ele já é considerado matriculado na unidade. Caso não apareça na lista, os pais ou responsáveis devem realizar as devidas alterações no cadastro para continuarem participando das pré-classificações.

 

Confira os critérios para priorização das vagas

1. Crianças vulneráveis socialmente (crianças que estão inseridas em serviço de acolhimento familiar ou institucional, ou que estiveram sob o serviço nos últimos seis meses).

2. Crianças com deficiência.

3. Grau socioeconômico familiar no qual todos os responsáveis legais pela criança exercem função laborativa de 8 horas diárias.

4. Grau socioeconômico familiar no qual os responsáveis legais pela criança não se enquadram nas prioridades acima.

5. Grau socioeconômico: cadastros que já receberam oferta de vaga e haviam sido reclassificados como não aptos à matrícula.

 

Horários para realizar o cadastro presencial

- Centros de Educação Infantil

7 e 8 de outubro, das 8h às 11h

13, 14 e 18 de outubro, das 14h às 17h

 

- Escolas Municipais 

7, 8, 13, 14 e 18 de outubro

Verifique as unidades e horários no edital


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

92.8%
5.3%
1.9%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp