Prefeitura e Fonplata assinam financiamento de US$ 40 milhões para construção da Ponte Joinville

Financiamento é destinado à construção da ponte que irá ligar os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista, na zona leste da cidade

Por Redação Agora Joinville 28/09/2018 - 14:47 hs
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Joinville assinou nesta quinta-feira ( 27) com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata ) o contrato de 40 milhões de dólares que serão aplicados na construção da Ponte Joinville, que irá ligar os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista, na zona leste da cidade.

A cerimônia foi realizada na sede da Prefeitura. Assinaram o contrato o prefeito Udo Döhler, o presidente do Fonplata Juan Henrique Notaro Fraga, a gerente de operações do Fonplata Luciana Botafogo e a procuradora da Fazenda Nacional Suely Dib de Souza e Silva. O contrato prevê a construção em 48 meses (quatro anos) e o prazo de 15 anos para a amortização.

“Essa obra pode ser vista como um monumento ao trabalhador de Joinville”, afirmou o prefeito. Udo Döhler fez uma referência especial aos moradores das zonas Sul e Leste, especialmente dos bairros Adhemar Garcia e Boa Vista, que ganharão em mobilidade e qualidade de vida.

Pelo Fonplata, o presidente Juan Notaro Fraga citou outros projetos financiados pelo fundo como os parques e sistema cicloviário. “Seguramente Joinville se destaca entre as cidades sustentáveis, mais humanas e por sua qualidade de vida. Por isso, pode continuar contando com o Fonplata como parceiro estratégico”.

O contrato de empréstimo leva o número BRA-018/2017 e integra o Programa Linha Verde Eixo Ecológico Leste Joinville. A formalização foi precedida por estudo de concepção, aprovação da carta consulta ao Fonplata com aval da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda e aprovação pelo Senado Federal.

O passo seguinte foi a contratação dos estudos e projeto de engenharia, em desenvolvimento pela construtora Planave , do Rio de Janeiro. Em seis meses, segundo prevê o contrato, ocorrerá o primeiro desembolso do empréstimo, quando é prevista a conclusão do projeto e dos estudos de impacto ambiental.

Trata-se de uma ponte com aproximadamente 800 metros de comprimento e 27,8 metros de largura e duas faixas para bicicleta e ciclofaixa, considerada de vital importância para a mobilidade urbana de Joinville na ligação entre as zonas Sul e Leste, que atualmente é feita apenas pela Ponte do Trabalhador no bairro Guanabara ou pela região central.

A etapa final para início efetivo da construção da ponte é o lançamento pela Prefeitura de Joinville do edital de licitação pública internacional.