05/10/2021 às 11h40min - Atualizada em 05/10/2021 às 11h40min

Câmara Mirim abre inscrições para 2022

Escolas interessadas em ter um representante devem se inscrever até dia 5 de novembro

Redação Agora Joinville
Câmara de Vereadores
Foto: Mauro Artur Schlieck/Divulgação

A Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Joinville abriu nesta segunda-feira (4) as inscrições para a Câmara Mirim 2022. Entre os objetivos do programa está fortalecer a democracia e promover a integração entre o Poder Legislativo e as instituições de ensino de Joinville. As escolas interessadas em ter um representante no Poder Legislativo devem se inscrever no site da CVJ até o dia 5 de novembro.

O cargo de vereador mirim deve ser preenchido por aluno matriculado no oitavo ano do ensino fundamental regular, período da manhã, já que as atividades legislativas dos mirins são realizadas no período da tarde. Cabe salientar que as inscrições devem ser feitas pelas escolas interessadas em participar do programa e que após a definição das instituições cada uma delas escolhe o seu representante. Podem se inscrever escolas das redes municipal, estadual e particular.

Conforme prevê o edital de inscrições publicado pela Escola do Legislativo, se o programa receber mais de 19 inscrições, que é o número de cadeiras para os jovens parlamentares, a Câmara de Vereadores de Joinville definirá por meio de um sorteio as escolas que integrarão a Câmara Mirim 2022. O sorteio está previsto para o dia 11 de novembro.

O edital com as informações para a Câmara Mirim 2022 está disponível no site da CVJ e a inscrição pode ser feita neste link. Esclarecimentos acerca do processo poderão ser obtidos na Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Joinville, pelo telefone (47) 2101-3224 ou e-mail escola.legislativo@cvj.sc.gov.br.

A Câmara Mirim

Nos mandatos, os vereadores mirins podem sugerir ao prefeito municipal ações de melhorias nas áreas públicas do município. Propostas criadas por vereadores mirins de Joinville em 2021 serão defendidas, neste mês de outubro, no projeto Plenarinho, da Câmara dos Deputados, em Brasília. Joinville já teve dois projetos aprovados na Câmara Federal, em 2017 e 2019.

Criada no ano de 2004, a Câmara Mirim terá em 2022 a sua 18ª legislatura. O programa oferece 19 vagas para vereadores mirins.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

93.0%
5.2%
1.9%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp