30/09/2021 às 10h26min - Atualizada em 30/09/2021 às 10h26min

Restaurantes de Joinville incentivam alimentação saudável para prevenir AVC

Estabelecimentos participam da campanha de Combate ao AVC 2021 com menus especiais

Redação Agora Joinville
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Até o dia 30 de outubro, restaurantes de Joinville associados ao VivaBem – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região, participam da campanha gastronômica Alimentação Saudável, realizada pela Associação Brasil AVC (ABAVC).

 

Em cada local, o público encontrará no buffet ou no cardápio opções de pratos e alimentos saudáveis que podem ajudar a prevenir o acidente vascular cerebral (AVC).

 

Além de considerar o valor nutricional, os pratos elaborados para a campanha de prevenção ao AVC contam com sugestões para todos os paladares e diferentes ocasiões, além de ingredientes regionais.

 

Entre elas, pizza de tomate, abobrinha, molho pesto e muçarela de búfala; pastel de queijo de búfala com brócolis e castanha triturada, pastel de pepino com tomate e frango desfiado; filé mignon com molho de laranja acompanhado de brócolis, couve-flor, cenoura e batatas cozidas; peixe grelhado com legumes; além das diversas opções de saladas, legumes e alimentos já oferecidas nos tradicionais buffets.

 

No roteiro de estabelecimentos associados ao VivaBem que participam da ação, estão: Casa do Capitão, La Bella Pizza, Max Moppi, Niu Sushi, Restaurante do Nego, Restaurante Panorâmico Weinhof (Hotel Tannenhof), Restaurante Glória e Restaurante e Petisqueira do Paulinho.

 

E para que o trabalho de conscientização e promoção à saúde seja algo contínuo, os pratos sugeridos durante a ação continuarão sendo servidos em todos os restaurantes participantes mesmo após o final da campanha da Associação Brasil AVC.

 

Para o empresário José Lopes, proprietário do restaurante Casa do Capitão, a iniciativa vem ao encontro do que a casa já faz no dia a dia, que é valorizar o compromisso de atender o cliente com qualidade e preocupação com a alimentação saudável.

 

“A campanha tem tudo a ver com a nossa operação. Temos cuidado contínuo, damos preferência aos alimentos naturais e utilizamos pouquíssimos alimentos enlatados ou conservantes. Sabemos que a alimentação saudável e balanceada é fundamental para ajudar a reduzir doenças”, declara. 

 

Prevenção do AVC começa no prato

O acidente vascular cerebral (AVC) é, atualmente, a segunda principal causa de morte e a primeira em incapacidade, no Brasil. Essa grave doença pode ser evitada com medidas simples que começam pela alimentação e pela prática de exercícios físicos. 

 

“Hábitos de vida saudáveis, como atividade física regular e alimentação saudável, quando associados, levam à redução na incidência de AVC em até 90%. Assim, devemos ter prioridade em incorporá-los à nossa vida”, afirma a médica neurologista Carla Moro, uma das diretoras da ABAVC.

 

A ação gastronômica Alimentação Saudável teve a orientação da ABAVC, que classificou os alimentos em grupos de diferentes cores. O verde, amarelo e o azul, cores da bandeira do Brasil, representam as opções saudáveis.

 

Entre eles estão os alimentos in natura ou minimamente processados, tais como frutas, verduras, legumes, leite, iogurte natural feijões, cereais, raízes, tubérculos, ovos, carnes resfriadas ou congeladas, farinhas, macarrão, castanhas, frutas secas, sucos integrais, chá, café e água potável.

 

Já os itens do grupo vermelho, representados pelos processados e ultraprocessados, devem ser evitados pois contêm aditivos químicos e pequena proporção de alimentos in natura.

 

Nessa categoria estão biscoitos, sucos em pó, refrigerantes, temperos prontos, embutidos e salgadinhos.

 

Campanha Associação Brasil AVC

Realizada anualmente, a Campanha do Combate ao AVC 2021, traz como essência a realização de pesquisas, estudos, saúde, prevenção, cuidados, aprender, ensinar e compartilhar experiências.

 

Além do envolvimento dos restaurantes, a iniciativa terá ampla programação oficial que inclui Exposição Interativa do AVC, na Escola Municipal Enfermeira Hilda Anna Krisch; Encontro de Associações de Pacientes do Brasil, na Unisociesc; e o V Fórum do AVC (o evento aconteceu no dia 23/9 e está disponível no canal da ABAVC no Youtube).

 

Ainda na área de alimentação, outros restaurantes também irão elaborar pratos inspirados na Dieta do Mediterrâneo, reconhecida por sua efetividade na prevenção ao AVC.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

93.0%
5.2%
1.9%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp