Secretaria da Saúde realiza auditorias de normas nas unidades de Joinville

Fiscalizações acontecem durante toda essa semana

Por Redação Agora Joinville 10/09/2018 - 15:31 hs
Foto: Arquivo

Durante os dias 10 e 14 de setembro, todas as unidades de saúde de responsabilidade da Prefeitura de Joinville, com destaque para as mais de 60 unidades básicas de saúde e Pronto Atendimentos (PAs), estarão integradas à Semana da Auditoria.

O objetivo é realizar uma avaliação do cumprimento dos protocolos estabelecidos pela Secretaria da Saúde, assim como as políticas e diretrizes do Ministério da Saúde.

O trabalho é desenvolvido pela Gerência de Auditoria, Controle e Avaliação, integrada por equipe de 27 servidores que formam equipes multidisciplinares integradas por médicos, dentistas, enfermeiros, bioquímicos, administradores, contadores e agentes administrativos.

“Além do caráter fiscalizador visando o cumprimento dos protocolos, esta ação aproxima ainda mais os órgãos de controle da comunidade, assim como aproxima as equipes de saúde, identificando oportunidades de avanço”, destaca o gerente de Auditoria, Rodrigo Andrioli.

A avaliação sistemática dos serviços prestados na área da saúde de Joinville, assim como as vistorias nos locais de prestação de serviço, é realizada há 20 anos desde o advento da lei municipal 3584, de 3 de novembro de 1997. “As equipes vão aos locais de trabalho, fazem entrevistas, ouvem sugestões e corrigem rotinas”, explica Andrioli.

Os casos mais comuns estão ligados à rotina médica e administrativa como prescrições de exames desnecessários ou conduta ética médica. “Toda pessoa que quiser manifestar opinião ou reclamação sobre o serviço prestado na nossa rede pode fazer o relato na Auditoria pelo telefone 156”, orienta Rodrigo Andrioli.