23/09/2021 às 08h56min - Atualizada em 23/09/2021 às 08h56min

Ciclistas recebem sinalizadores durante blitz educativa da Semana do Trânsito

A ação aconteceu nas esquinas das ruas São Paulo e Monsenhor Gercino

Redação Agora Joinville
Prefeitura de Joinville
Fotos: Divulgação/Prefeitura de Joinville

A Escola Pública de Trânsito (Eptran) realizou nesta quarta-feira (22) uma blitz educativa com distribuição de 200 kits com sinalizadores para bicicletas e material educativo. A ação foi na calçada compartilhada na esquina das ruas São Paulo e Monsenhor Gercino. Participaram, ainda, agentes de trânsito, Pedala Joinville, Defesa Civil e Polícia Civil. A atividade faz parte da Semana Nacional do Trânsito, cujo tema deste ano é “Ver e Ser Visto”, com foco na segurança de ciclistas e pedestres.

 

Outras três blitze serão realizadas em Joinville. Na quinta-feira (23), das 13h às 15h, na esquina das ruas Baltazar Buschle e Rio das Antas, no Comasa. Na sexta-feira (24), a ação será no cruzamento das ruas Marquês de Olinda e Egon Voss, no bairro Glória, entre 7h30 e 9h e também nas ruas XV de Novembro e Leopoldo Beninca, no Vila Nova, das 17h às 18h30.

 

“Queremos conscientizar em especial os ciclistas da importância da utilização de vestimentas adequadas e dos itens de segurança. Além dos sinalizadores, é importante usar buzina, capacete, retrovisor, e material refletivo para as bicicletas. O objetivo é fazer com que o ciclista seja visto, principalmente no período noturno, quando existe maior risco de acidentes pela dificuldade de visibilidade”, explica Melissa Puertas Sampaio, gerente da Eptran.

A dona de casa Sônia Schadeck usa a bicicleta quase todos os dias para os compromissos que precisa cumprir. “Ônibus só quando chove muito”, conta. Ela foi parada na blitz, recebeu cartilhas com orientações e teve os sinalizadores instalados na bicicleta, ali na hora. “Achei ótimo, eu já deveria ter comprado, eu queria muito e agora me sinto mais segura”, complementa Sônia.
 

“O Pedala Joinville atua junto com o poder público em muitas situações, somos parceiros. Uma das nossas bandeiras é investir em campanhas de educação. O ciclista tem que obedecer às regras e ser visto”, diz o representante do Pedala Joinville, Luiz Carletto.

 

A programação da Semana Nacional do Trânsito em Joinville já teve exibição de vídeos educativos em locais públicos e entrega de kits a alunos de seis a dez anos de idade, em 25 escolas da Rede Municipal de Ensino. As crianças receberam jogos educativos com a temática do trânsito responsável e seguro.

 

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro, de acordo com artigo do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Na recepção da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (rua Caçador, 112, no bairro Anita Garibaldi) balões na cor branca foram colocados, simbolizando a paz no trânsito.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

93.0%
5.2%
1.9%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp