04/01/2021 às 10h57min - Atualizada em 05/01/2021 às 08h46min

Como conciliar estudos e brincadeiras com seu filho durante a pandemia?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

A Covid-19 aumentou o tempo pelo qual as famílias convivem, eis que estão mais restritas ao espaço do lar. Uma ótima opção para a interação entre pais e crianças é promover brincadeiras com seu filho na pandemia que tenham natureza educativa.

Dessa maneira, você concilia ao mesmo tempo o convívio com a criança, seu desenvolvimento, diversão, criatividade e educação. Confira abaixo como é possível promover essa conciliação! 

Brincadeiras com seu filho durante a pandemia: Educação e diversão

Primeiramente, é preciso ter em mente que horários devem ser estabelecidos. A criança deve seguir o horário das aulas online ou, caso não o tenha, dedicado aos estudos indicados pela escola para o período de afastamento social.

Assim, não caia na tentação de substituir o horário para brincar com o pequeno. É preciso que ele desenvolva a noção de responsabilidades e de rotina. Assim, brincadeiras com seu filho na pandemia devem ser feitas, mas no seu tempo específico.

Além disso, procure saber quais são os conteúdos que ele está aprendendo, assim você pode pensar em formas de trazê-los à tona em conversas e brincadeiras diárias. Por exemplo, se ele estiver aprendendo o alfabeto, que tal brincar de falar palavras que iniciem com cada uma delas, em ordem?

Veja abaixo, então, outras formas de desenvolver brincadeiras educativas durante a pandemia, entretendo seu filho e ajudando no seu desenvolvimento!

Conte, crie e encene histórias

Nossa primeira dica para brincadeiras com seu filho durante a pandemia é um clássico na interação entre pais e filhos. Ela condiz às histórias que podem ser lidas ou contadas livremente para as crianças.

Outras opções relacionadas são as invenções de histórias. Você pode soltar a imaginação e trazer elementos do dia a dia e mesmo da escola para elas. Ao mesmo tempo, aproveite para trazer elementos sobre cidadania, emoções, sentimentos e relações, ajudando no desenvolvimento do pequeno. Ainda, convide seu filho a participar dessa criação.

Além disso, que tal aproveitar e fazer um teatro com as crianças com base nessas histórias? Com ele é possível promover a imaginação e criatividade dele, assim como habilidades artísticas. Outra possibilidade é desenhar as cenas da história numa divertida atividade de colorir!

Instrumentos musicais são opções para brincadeiras com seu filho na pandemia

Caso você toque algum instrumento, que tal trazer seu filho para participar de momentos com músicas? Existem muitas canções educativas que podem ser encontradas em sites de vídeos, bem como aquelas aprendidas na escola.

Novamente vale a regra do item anterior: você pode soltar a imaginação e criar músicas educativas, engraçadas e sobre o dia a dia.

Além de simplesmente dar um show para os pequenos você pode, também, começar a ensiná-los noções de música e de como tocar os instrumentos.

Use brinquedos educativos

Ainda, a terceira dica para brincadeiras com seu filho na pandemia é aderir aos brinquedos educativos e interativos. 

Atualmente é possível encontrar loja de brinquedos educativos que oferecem várias opções muito interessantes. Por exemplo, existem jogos de tabuleiros e de perguntas para cada faixa etária.

Também, livros interativos, massinhas de modelar, quebra-cabeças, peças de montar e baús pedagógicos estão dentre as inúmeras opções. Com esses brinquedos você pode ajudar no desenvolvimento do pequeno e diverti-lo ao mesmo tempo. 

Prepare um caça ao tesouro

Outra opção de brincadeiras com seu filho durante a pandemia é montar um caça ao tesouro. Dessa maneira, você pode espalhar pistas pela casa com anedotas, contas aritméticas simples que levem a alguma dica e outras coisas do tipo.

Brincadeiras com seu filho na pandemia na natureza

Caso você tenha um quintal em casa, não deixe de aproveitá-lo ao máximo para brincar educativamente com seu filho. Além de atividades como correr, brincar de se esconder e outras, que tal plantar algumas mudas com ele?

Assim, ele se diverte ao mexer na terra e acompanha o desenvolvimento das plantas, criando responsabilidades sobre cuidado com outros seres vivos, por exemplo. Lembre-se que tudo para as crianças se transforma em festa e aproveite as opções diversas!

Transforme o ato de cozinhar em uma brincadeira

Por fim, considere levar o pequeno à cozinha para preparar as refeições. É claro que você não deve deixá-lo manejar sozinho os produtos e recipientes no fogão, bem como mexer com objetos afiados e cortantes.

Contudo, existem diversas atividades que podem ser feitas. Fazer bolinhos e outros alimentos divertidos e que crianças gostam é uma boa opção, até mesmo porque costumam ter receitas muito fáceis.

Assim, você pode contar histórias nesse momento, levá-lo a raciocinar matematicamente em relação à quantidade de ingredientes e também ensiná-lo noções de culinária.

Todas essas brincadeiras com seu filho na pandemia o mantém ocupado durante a pandemia, divertindo-se ao mesmo tempo em que aprendem muitas noções muito importantes ao seu desenvolvimento. Portanto, coloque-as em prática e garanta a diversão de forma didática!


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

91.3%
4.3%
4.3%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp